Os usuários do transporte público intermunicipal no Rio Grande do Norte devem se preparar para um novo reajuste nas tarifas, que entrou em vigor neste domingo 20. O aumento foi de 5,35% e atinge todas as linhas intermunicipais sob regulação do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER-RN). Na Região Metropolitana de Natal (RMN), onde ficam cidades como Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Macaíba, o valor das passagens vai variar de acordo com a distância entre as cidades.
Algumas linhas tiveram os valores ajustados separadamente. É o caso do ônibus que vai de Natal até São José de Mipibu (pela UFRN), que vai custar R$ 8,45, e o que liga Natal à Barra do Rio (via Contendas), que passa a custar R$ 7,00. O DER também informou que as linhas mais longas ou que saem do interior terão o preço calculado de acordo com a distância da viagem e o tipo de estrada (asfalto ou terra). O aumento médio é de 5,35% no valor da passagem. Outra mudança importante: se o valor da passagem de ônibus dentro de Natal subir e ficar muito perto da tarifa dos ônibus intermunicipais, o DER vai ajustar automaticamente a passagem para manter uma diferença mínima de 5%.
A nova tabela de preços também vale para os ônibus alternativos (opcionais), que vão cobrar os mesmos valores dos ônibus regulares, desde que façam o mesmo trajeto. O reajuste foi publicado na quinta-feira 18 no Diário Oficial do Estado e, segundo a diretora do DER, engenheira Natécia Shirley, o objetivo é acompanhar os custos do transporte e garantir o funcionamento do sistema.
Fonte: Agora
RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário