Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 1 de junho de 2017

PREPARAÇÃO DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Resultado de imagem para PREPARAÇÃO DE ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
No próximo dia 6 de junho estudantes de todo o Brasil participarão da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mobilizando mais de 51 mil escolas em todo o Brasil, as provas já fazem parte do calendário dos estudantes potiguares. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em parceria com o Portal Educacional Clickideia, realiza simulados preparatórios para o exame, nas escolas de ensino fundamental II Doutor Manoel Villaça, em Natal, e na escola de educação integral em tempo integral Poeta Renato Caldas, no município de Assu.  

Para realização dos simulados, os estudantes têm acesso ao portal educacional Clickideia a partir de logins individuais e se direcionam para a ferramenta de simulados online contendo 20 questões de múltipla escolha, formato semelhante a ser realizado pelos alunos no dia da Olimpíada. Ao finalizar o simulado, os estudantes têm acesso imediato a quantidade total de acertos. Já o professor de matemática, pode tomar conhecimento do total geral de acertos por aluno e por turma, e ainda, utilizar as questões do simulado para reforçar o aprendizado das questões em sala de aula, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.  A estudante Yasmim Sales, cursa o 7º ano na escola Doutor Manoel Villaça e ficou animada com a realização do simulado a partir do portal Clickideia. “Gostei muito da experiência em realizar o simulado para a OBMEP pois, além de saber do resultado na hora, o que é muito prático, acredito que estarei melhor preparada para a prova oficial da olimpíada”, relatou a juvenil.   

O professor de matemática José Renato, da escola Poeta Renato Caldas, relatou que “é muito interessante para o aluno saber do resultado de forma imediata e poder se preparar melhor para um exame tão importante para a disciplina de matemática”, finalizou. A técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF), Teresinha Omar, acompanhou a realização dos simulados pelas escolas parceiras do Portal Clickideia e inferiu que: “a realização dos simulados com os alunos destas escolas, é importante pelo fato de não se constituir apenas como um exercício/treino para a OBMEP, mas por ser um aprimoramento do trabalho formativo dos professores e alunos das escolas contempladas na plataforma, haja vista, que os mesmos recebem orientações/formações e acompanhamento mensal dos formadores do portal, o que vem diferenciar de outros simulados realizados simplesmente com o objetivo de treinar os alunos  para a resolução de questões “padrão” das provas de avaliações externas”.  

A OBMEP    
A primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) será realizada em todo o país no dia 06 de junho. A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas. 

O Portal Clickideia 
É uma plataforma de ensino e aprendizagem digital na web que oferece conteúdos didáticos voltados para as disciplinas da Estrutura Curricular de toda a Educação Básica. Disponibiliza, entre outros recursos, ferramentas interativas de criação, publicação, comunicação e autoria, buscando favorecer a aplicação de metodologias didático-pedagógicas contemporâneas, baseadas na aprendizagem significativa e no sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário