Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

EDUCAÇÃO SUPERIOR/BRASIL: PRORROGADOS OS PRAZOS DA EDIÇÃO DO PROUNI DO 1º SEMESTRE DE 2021

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 28, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 5, que prorroga os prazos do processo seletivo para o 1º semestre de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Com isso, quem foi pré-selecionado na 1ª chamada tem agora até o dia 3 de fevereiro para garantir a bolsa, ao comprovar as informações cadastradas no ato da inscrição. Antes da prorrogação, esse prazo seria encerrado ontem, 27 de janeiro. 

Já o resultado da 2ª chamada do Prouni será divulgado no dia 8 de fevereiro, e não mais no dia 1º. Quem for pré-selecionado na 2ª chamada terá prazo de 8 a 24 de fevereiro para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição. O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni ainda pode disputar uma bolsa por meio da lista de espera. O novo prazo para que os inscritos manifestem interesse em participar dessa última etapa de seleção do programa é de 1º a 2 de março. O resultado da lista de espera do Prouni será divulgado no dia 5 de março. 

O período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março para quem for pré-selecionado em lista de espera. A bolsa do Prouni só estará garantida após a comprovação de que o pré-selecionado atende aos critérios do programa. Portanto, o pré-selecionado em qualquer uma das etapas do processo de seleção do Prouni deve ficar atento aos períodos estabelecidos no novo cronograma para apresentar os documentos exigidos. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato. 

Prorrogação 
A alteração do cronograma atende à solicitação realizada ao MEC por parte de representantes de instituições de ensino superior e beneficia tanto os estudantes como as instituições de ensino que participam do Prouni, que agora terão mais tempo para organizar os procedimentos e documentos exigidos para a concessão de bolsas do Prouni. 

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.  Nesta edição, para o 1º semestre de 2021 foram ofertadas bolsas para 13.117 cursos de graduação em 1.031 instituições privadas de ensino superior, localizadas em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. A oferta foi de mais de 162 mil bolsas de estudo. O total de inscrições registradas foi de 599.223. 

*Novo cronograma 
De 19 de janeiro a 3 de fevereiro - Comprovação de informações dos pré-selecionados na 1ª chamada;
Dia 8 de fevereiro - Resultado da 2ª chamada;
De 8 a 24 de fevereiro - Comprovação de informações dos pré-selecionados na 2ª chamada;
Dias 1º e 2 de março - Inscrição na lista de espera;
Dia 5 de março - Resultado da lista de espera; e
De 8 a 12 de março - Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Secretaria de Educação Superior

Nenhum comentário:

Postar um comentário