Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

UFRN DECIDE NÃO EXIGIR PONTO DE CORTE PARA VAGAS OFERECIDAS PELO SISU 2021

 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a flexibilização das notas mínimas para concorrer às vagas nos cursos da instituição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2021. De acordo com a instituição, a medida vale exclusivamente para a edição deste ano, por causa da pandemia da Covid-19. O Sisu tem abertura prevista para o mês de abril. Normalmente, para concorrer a umas das vagas, os candidatos precisam conseguir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Em 2021, no entanto, não haverá essa exigência, e a concorrência se dará exclusivamente em relação às notas dos demais candidatos. Segundo a pró-reitora adjunta de Graduação, Elda Silva do Nascimento Melo, a decisão tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nesta terça-feira (9) visa preservar o critério de inclusão social e promover a democratização e a ampliação de acesso dos alunos da rede pública à instituição de ensino. 

De acordo com ela, em decorrência da pandemia da Covid-19, houve maior dificuldade acesso dos estudantes às ferramentas de educação - especialmente na educação pública. A medida também visa possibilitar um maior preenchimento de vagas, especialmente nos cursos de menor procura, que poderiam ficar com vagas ociosas. "A Universidade já vinha discutindo isso, especialmente por causa dos estudantes da rede pública, que não tiveram acesso suficiente aos meios digitais de ensino. Além disso, houve a grande ausência de candidatos no Enem, acima de 50%", considerou. De acordo com ela, a universidade oferece entre 7 e 8 mil vagas em cerca de 100 cursos por meio do Sisu, anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário