Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

EM CARÁTER EXPERIMENTAL E COM PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA, SINTE/RN REABRE SEDE ESTADUAL EM 04/10

A sede estadual do SINTE/RN será reaberta em 04 de outubro. Planejada há meses, a reabertura acontecerá em caráter experimental, com aplicação de um protocolo de biossegurança e condicionada a atual estabilidade do quadro epidemiológico da Covid-19 no Rio Grande do Norte. Na primeira fase, a retomada terá como objetivo atender aos trabalhadores em educação que por alguma razão não conseguiram resolver seus problemas nos canais online disponibilizados pela entidade. Desta forma, para evitar aglomerações, não será permitida a circulação de pessoas nos espaços da sede sem a devida comprovação de necessidade.

Como de praxe em outros locais, quem desejar ir até o prédio, localizado no Centro de Natal, deverá estar de máscara, higienizar as mãos com álcool 70% disponibilizado, ter a temperatura corporal aferida por um termômetro infravermelho e limpar os calçados nos tapetes sanitizantes na entrada da entidade. Mas as exigências não param por aí. Os visitantes deverão manter distanciamento entre si, permanecer o tempo todo de máscara, não compartilhar objetos pessoais e deixar a sede após a conclusão do seu atendimento. Todos esses cuidados objetivam diminuir os riscos de contágio. É o que afirmam Luzinete Leite, Vera Messias e Eliane Bandeira, que são professoras e diretoras de administração e finanças do Sindicato. As sindicalistas explicam que as medidas estabelecidas têm o intuito de proteger os prestadores de serviços, funcionários, dirigentes, filiados da entidade e não filiados.

Lembrando que a pandemia ainda não acabou e uma terceira onda não está descartada diante das novas cepas do vírus, as dirigentes apontam que a reabertura poderá ser suspensa caso os números de contaminados, internados e mortos volte a subir nas próximas duas semanas. Além disso, um novo fechamento da sede poderá ocorrer caso a situação do novo coronavírus no Estado volte aos níveis anteriores. Por isso, a retomada em outubro será um teste. Se tudo correr bem, o trabalho presencial voltará à normalidade.

ATENDIMENTO PRESENCIAL
Os filiados e não filiados ao SINTE/RN poderão desfrutar apenas do atendimento jurídico na forma presencial nesta primeira fase da reabertura da sede estadual. Assim, os plantões dos advogados e advogadas acontecerão em dias e horários específicos na sala reservada para esse fim (CONFIRA OS DIAS E HORÁRIOS NO FINAL DESTA MATÉRIA). Porém, os usuários deverão agendar o atendimento entrando em contato com os telefones e celulares do Sindicato e respeitar o horário de chegada, sempre para evitar aglomerações. Já o atendimento prestado pelos funcionários, voltado a atender as demandas jurídicas, será realizado no auditório. Neste caso não será preciso fazer agendamento enquanto a demanda estiver dentro do limite estabelecido pelo protocolo de biossegurança adotado pelo Sindicato.

Como consequência dos cuidados iniciais, os demais serviços, como as oficinas de música, dança e coral, continuarão a ser oferecidos no formato virtual. Isto porque os primeiros dois meses, de acordo com a diretoria de administração e finanças, serão utilizados para avaliar a possibilidade de ampliar a circulação de pessoas na sede sem oferecer riscos.

REABERTURA APÓS QUASE DOIS ANOS
A sede estadual do SINTE/RN está fechada desde 19 de março de 2020. Deliberada logo após o anúncio da pandemia da Covid-19, a medida teve o objetivo de contribuir para a contenção do avanço da doença no RN. De lá para cá, várias vezes se cogitou retomar o trabalho presencial. Porém, os índices da doença impediam qualquer decisão nesse sentido. Agora, a volta finalmente vai acontecer em meio ao processo de imunização e a diminuição dos índices do novo coronavírus. Nestes quase 24 meses, a exemplo de outros sindicatos, o SINTE não parou suas atividades. Adaptados aos novos tempos, dirigentes, funcionários e assessores continuaram trabalhando virtualmente. Seja para prestar serviços, fazer a luta política e/ou jurídica ou transmitir as informações do cotidiano da entidade.

REABERTURA DAS REGIONAIS E NÚCLEOS
A direção SINTE/RN recomenda que as regionais e os núcleos da entidade sigam a estadual e reabram suas sedes. Mas desde que a situação da Covid-19 em cada localidade esteja controlada. Na prática, isso significa que cada regional e núcleo tem autonomia para avaliar se é ou não o momento de retomar o trabalho presencial.

DIAS E HORÁRIOS DOS PLANTÕES JURÍDICOS NA SEDE ESTADUAL DO SINTE/RN

  • Rede Estadual
    Terças-feiras, das 16h às 18h
    Quintas-feiras, das 10h às 12h
  • Rede Municipal de Natal
    Segundas-feiras, das 9h às 12h
    Quartas-feiras, das 14h às 17h
  • Números para agendamento:
    (84) 3211.4432, 32114434, 99991.3591 ou 99991.3504

COM OCUPAÇÃO RESTRITA A 30% DA SUA CAPACIDADE, CTE TAMBÉM REABRE A PARTIR DE 04/10
A Casa do Trabalhador em Educação (CTE) também vai reabrir suas portas a partir de 04 de outubro. Mas a primeira fase da reabertura permitirá que a Casa utilize apenas 30% da sua capacidade de ocupação, algo em torno de 25 pessoas. Assim, somente dois hóspedes poderão ocupar o mesmo quarto.

O acesso ao prédio deverá acontecer com uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e calçados nos tapetes sanitizantes, bem como a aferição de temperatura corporal. Para diminuir os riscos de contágio, a quantidade de pessoas na CTE será observada regularmente. As medidas fazem parte do protocolo de biossegurança estabelecido pela direção do Sindicato. A reabertura da Casa acontecerá somente se o quadro da Covid-19 no Estado seguir estabilizado, conforme os últimos dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde. Será suspensa caso os números de contaminados, internados e mortos aumentem nos próximos 15 dias. No final de novembro, após dois meses de teste, será avaliada a possibilidade de ampliar a reabertura para 50% ou mais da capacidade de ocupação da CTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário