Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

EDUCAÇÃO BÁSICA/CAPES: NOVA LEI ASSEGURA BOLSAS ATÉ O FIM DO ANO

 

Publicada na última sexta-feira, 26 de novembro, a Lei nº 14.251, de 2021, permitirá que a CAPES pague todas as bolsas de programas de formação de professores para a educação básica até o fim do ano. A norma deriva do Projeto de Lei (PLN) 31, em ato conjunto do Congresso Nacional, que abre crédito orçamentário de R$135 milhões para a Fundação e foi sancionada por Jair Bolsonaro, presidente da República. Os recursos pagarão os compromissos dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e demais ações voltadas à educação básica, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB). Todos tem seus pagamentos assegurados até dezembro. 

“A transformação do PLN 31 em lei, assim como ocorreu com o PLN 17, significa tranquilidade para milhares de bolsistas. Para a CAPES, é o que faltava para que fechássemos 2021 honrando os compromissos com a formação de professores para a educação básica”, afirmou Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES. “Estamos empenhados na recomposição orçamentária para que, no ano de 2022, consigamos pagar tudo em dia e sem precisar de créditos adicionais”, destaca. O montante da nova lei se soma aos R$43 milhões da Lei nº 14.241, sancionada na segunda-feira, 22, destinados ao pagamento das bolsas relativas ao mês de setembro do Pibid e do Residência Pedagógica, e de outubro da UAB. 

Os projetos de lei foram enviados ao Congresso Nacional porque a CAPES precisava da autorização do Legislativo para pagar essas bolsas, uma vez que, por ato do Executivo, não havia mais permissão legal para a suplementação orçamentária. A presidente da CAPES acompanhou de perto todas as etapas do processo reunindo-se com diversas entidades, inclusive a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista do Orçamento. Cláudia de Toledo também mencionou a importância do tema em audiência pública na Câmara e expressou sua gratidão ao empenho individual de cada parlamentar envolvido na concretização dessa meta. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário