Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 22 de julho de 2022

ITEP ANUNCIA MUDANÇAS NO AGENDAMENTO PARA EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE NO RN

 
Carteira de identidade emitida pelo Itep/RN — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (22) o aumentou no número de vagas de agendamento para serviço de emissão de carteiras de identidade no estado. Mudanças também foram realizadas no modelo de agendamento eletrônico. Segundo o diretor-geral do órgão, Marcos Brandão, Natal passa a ter 500 vagas diárias, ou 2.500 vagas semanais, para agendamento do serviço. Até, então eram 400 vagas por dia, na capital.

*O agendamento online para Natal foi alterado. O serviço começava às 8 h da sexta-feira, para reserva das vagas para a semana seguinte, com a disponibilização de todos os horários. O problema é que normalmente as vagas para a capital acabavam em poucos minutos.

*A partir de agora, segundo o órgão, toda sexta, serão disponibilizadas 1.500 vagas para agendamento para a semana seguinte, para o usuário escolher qualquer dia entre a segunda e a sexta-feira.

*Mas outras vagas também serão disponibilizadas diariamente, de segunda a quinta, sempre para o dia seguinte. Ao todo, serão 2.500 vagas semanais.

*Para o restante do estado, segue valendo o agendamento da sexta-feira. Caso as vagas da semana não sejam totalmente preenchidas na sexta, continuam disponíveis no site ao longo da semana.

*Emissão de urgência
Outra mudança que deverá ser regulamenta nos próximos dias é a emissão de urgência. O órgão informou que dará prazo de oito dias para entregar o documento para aquelas pessoas que comprovarem a necessidade emergencial do documento, por causa de uma viagem ou assinatura de contrato, por exemplo. As regras ainda serão definidas.

Atualmente, o usuário leva até 40 dias para receber o documento impresso. No entanto, com a emissão do novo modelo da carteira de identidade, com biometria, que passou a ser feita em dezembro de 2022, os usuários podem ter acesso ao documento em formato digital por meio do aplicativo para smartphone RG Digital RN até 15 dias após o pedido da identidade. "Já emitimos quase 48 mil RGs biométricos desde o início do sistema e a gente está aperfeiçoando. Então, hoje a gente veio primeiro a melhorar o sistema de agendamento. A gente vai expandir o agendamento, com cerca de quinhentos agendamentos diários só em Natal. Na sexta-feira, o cidadão, a partir das 8 h, entra no sistema e escolhe qual é a localidade onde ele quer realizar sua identidade. E na semana, também, todos os dias, às 8 h, ele pode entrar e fazer o seu agendamento", afirmou Marcos Brandão.

Acesse o link de agendamento do Itep aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário