Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 21 de agosto de 2022

UFRN E ITC BIO DISCUTIRAM IMPLANTAÇÃO DE BIOFÁBRICA EM CAICÓ

 
Foto: Marina Gadelha/UFRN

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou de reunião na sexta-feira, 19, com representantes do Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITC Bio), que apresentaram as informações gerais do projeto de instalação de uma biofábrica no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em Caicó. A iniciativa visa à implantação de uma cadeia de valor de bioinsumos para as indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Cláudia Sampaio de Andrade, explicou que o projeto é voltado desde a produção da matéria-prima até o produto acabado, por meio do plantio, manejo, controle de qualidade e processamento primário dos bioinsumos. Para tanto, serão realizadas capacitações com agricultores familiares das regiões onde haverá a implantação das biofábricas. Além do Rio Grande do Norte, também serão contemplados com o projeto os estados de Pernambuco e Ceará. Em Caicó, os bioinsumos serão produzidos a partir de espécies nativas da caatinga. Para tanto, haverá o envolvimento de outras unidades da UFRN, entre elas a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada em Macaíba. O reitor da UFRN, Daniel Diniz, ressaltou a importância da ação do ITC Bio e assegurou o interesse da instituição em participar do projeto. Os detalhes técnicos de operacionalização serão definidos em nova reunião, a fim de concretizar o trabalho em parceria com o ITC Bio.

A reunião contou ainda com a participação do assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas, além do diretor da EAJ, Ivan Max Freire; do pró-reitor de Extensão da UFRN, Graco Aurélio Viana; da diretora e do vice-diretor do Ceres, Sandra Araújo e Flavius Gorgônio; da gestora administrativa do ITC Bio, Paola Nagata; e da coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Beatriz Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário