Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

SAÚDE: HUOL ABRE TRATAMENTO DE TRANSTORNOS DEPRESSIVOS GRAVES NO RN

 

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HuolUFRN) passa a disponibilizar ao município de Natal tratamentos inéditos no SUS da capital potiguar: a eletroconvulsoterapia (ECT) e aplicações intravenosas de cetamina para combater transtornos depressivos graves. A iniciativa ocorre motivada pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Referência nos atendimentos psiquiátricos e psicológicos de alta complexidade, o Huol já disponibilizava vagas para as citadas intervenções, sempre de forma experimental, no âmbito de pesquisas clínicas, com adesão de voluntários que apresentassem histórico de resistência aos tratamentos convencionais. Agora, pactuamos com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, após análise técnico-científica da literatura médica, além dos registros locais de segurança e efetividade a partir das nossas pesquisas e a oficialização de agendas com foco exclusivamente assistencial para encaminhamento das unidades básicas de saúde”, destaca Walter Barbalho, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do Huol.

A eletroconvulsoterapia (ECT) utiliza corrente elétrica controlada a fim de produzir convulsão generalizada proposital. Feita sob anestesia geral, a ECT tem eficácia atestada em diversas condições psiquiátricas. Atualmente, estima-se que apenas 0,25% dos pacientes com depressão unipolar ou bipolar têm acesso ao tratamento de ECT, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Já o potente anestésico cetamina “é o tratamento mais promissor para depressão resistente unipolar e bipolar, conseguindo reverter casos crônicos de depressão em até 75% dos casos, gerando uma nova esperança para pacientes”, segundo a Universidade Federal de São Paulo, que promove estudos sobre o uso do fármaco na saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário