Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

UERN E UFERSA SOMAM MAIS DE 5.200 VAGAS PARA O SISU; VEJA DATAS DE INSCRIÇÃO

 

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema de seleção que é a porta de entrada de estudantes em universidades públicas de todo o país, foram antecipadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os estudantes de todo o país utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar em universidades públicas para cursar o ensino superior. Com a antecipação, os estudantes que vão tentar uma das mais de 5.200 vagas ofertadas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), deverão se inscrever no Sisu entre 16 e 24 de fevereiro. O resultado das inscrições será divulgado no dia 28 de fevereiro; anteriormente, o resultado sairia em 7 de março.

As inscrições para o ensino superior são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no portal Acesso Único, pelos estudantes que prestaram o Enem, que ocorreu nos dias 13 e 20 de novembro. Os estudantes que se inscreverem nos cursos da Uern disputarão as 2.509 vagas em 56 cursos de graduação nos seis campi da universidade.As modalidades de vagas/concorrência oferecidas pela Uern na seleção em 2023, conforme termo de adesão com o MEC, serão de ampla concorrência; cota social para egressos de escolas públicas; cota social para pretos, pardos e indígenas; e vagas para pessoas com deficiência. As vagas na instituição estão divididas da seguinte forma: 1.105 vagas ofertadas no Sisu na modalidade ampla concorrência e 1.404 vagas ofertadas no Sisu por meio das ações afirmativas.Já a Ufersa oferta, 2.710 vagas que serão distribuídas para 29 cursos dos 4 campi da universidade.

Do total de vagas ofertadas na Ufersa, 1.355 são para a ampla concorrência e 1.355 vagas que se enquadram na Lei nº 12.711/2012, que garante a reserva de vagas em todas as universidades e institutos federais do país para estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas. Juntas, as universidades públicas que têm o campus central em Mossoró ofertarão 5.219 vagas, em 81 cursos para estudantes do Rio Grande do Norte e de outros estados do país. São vagas em cursos com Direito, Medicina, Agronomia, Comunicação, Serviço Social, Ciência e Tecnologia, licenciaturas em Português, Matemática, História, entre outros. A Uern realiza adesão ao Sisu apenas uma vez por ano, no primeiro semestre, e utiliza a lista de espera para preencher as vagas não ocupadas, tanto para o primeiro como para o segundo semestre letivo. Todas as vagas ofertadas pela instituição são destinadas a candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

MEC também antecipou inscrições para o Fies e Prouni
Além do Sisu, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) também antecipou as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio destes programas, os estudantes podem concorrer a bolsas de estudos em universidade particulares do país. Para o Prouni, as inscrições serão abertas no dia 28 de fevereiro e vão até 3 de março. O resultado da primeira chamada sai no dia 7 e da segunda chamada em 21 de março. Para o Fies, as inscrições vão de 7 a 10 de março e o resultado sai em 14 de março.

De acordo com o MEC, os editais com todos os critérios e cronogramas para o Fies, Prouni e Sisu serão publicados no mês de janeiro. Próximo à abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 dos três processos seletivos. Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022 e para o Prouni serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010, até a mais recente, poderá se inscrever.

*Confira os cursos da Ufersa que abrirão vaga no Sisu 2023:
*Mossoró:
Administração
Agronomia
Biotecnologia
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Direito
Ecologia
Engenharia Agrícola e Ambiental
Engenharia de Pesca
Engenharia de Petróleo
Engenharia Florestal
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno)
Medicina Veterinária
Zootecnia

*Angicos:
Computação e Informática
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno)
Pedagogia
Sistemas da Informação

*Caraúbas:
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno)
Letras Inglês
Letras Português
Letras Libras

*Pau dos Ferros:
Arquitetura e Urbanismo
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno)
Interdisciplinar em Tecnologia da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário