Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DO RN APROVAM INDICATIVO DE GREVE E PARALISAÇÃO PODE COMEÇAR NA SEXTA (3)

 

Professores da rede estadual do Rio Grande do Norte se reuniram nesta segunda-feira (27) em assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sinte-RN). Na ocasião, os docentes aprovaram o indicativo de greve e marcaram a deflagração ainda para esta semana. “Hoje nós fizemos a aprovação do indicativo de greve. A partir do indicativo de greve, nós vamos informar ao governo e aguardamos 72h para a deflagração da greve. A deflagração tem assembleia marcada para o dia 3 de março”, informou um dos coordenadores do Sinte, Bruno Vital.

Ainda de acordo com o sindicalista, também foram aprovadas algumas atividades de mobilização da categoria. Na última assembleia, realizada antes do carnaval, os trabalhadores já haviam considerado as propostas do Governo ruins e incompatíveis com o que reivindicam, e nenhuma nova foi feita. Naquele dia, foram apresentadas duas proposições:

  • A primeira consistia na implementação de 3% em maio para os ativos e aposentados que ganham acima do piso, retroativo a janeiro; 2,71% em setembro e 8,66% em dezembro. O retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.
  • A segunda oferta propôs a implantação de 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem.

O sindicato, por outro lado, pede um reajuste de 14,95% implementado de forma integral, de acordo com a carreira, paridade e integralidade entre ativos e aposentados, com pagamento a partir de março e efeito retroativo a janeiro e fevereiro. 

CALENDÁRIO DE LUTA
Os participantes da Assembleia aprovaram o calendário de luta sugerido pela diretoria do SINTE/RN. Confira abaixo:

1.  Assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill.

2.  Comunicação ao Governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial os seguintes
temas: Piso Salarial, Carreira dos Funcionários, Projetos de lei do Porte das Escolas e Escolas em Tempo Integral e realização de Concurso Público.

3.  Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/03.

4.  Atividade de rua: faixaço no cruzamento do Midway Mall, no dia 06 de março (segunda-feira), às 15h.

5.  Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada
do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde.

6.  Assembleia no dia 10 de março (sexta-feira), às 14 h, na E. E. Winston Churchill. Pauta: Avaliação da greve e encaminhamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário