Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 4 de maio de 2023

PRESSÃO DO SINTE/RN GARANTE NOMEAÇÃO DA PRIMEIRA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE MACAÍBA

 

A pressão do Núcleo do SINTE/RN em Macaíba garantiu a nomeação da primeira professora com deficiência visual da cidade. Efetivada na quarta-feira, 03 de maio, a nomeação deu posse a Ana Paula, professora dos anos iniciais aprovada dentro das vagas efetivas para PcD, conforme previa o edital do último concurso público.

De acordo com Goreti Santos, que é coordenadora do Núcleo, Ana Paula procurou o Sindicato em 21 de março após saber que um laudo médico a considerava inapta para assumir a função. O curioso é que a profissional foi convocada em 03 de fevereiro, chegou a assinar o termo de posse, indicando que ocuparia o cargo que conquistou, mas logo depois recebeu a notícia que não poderia ingressar no serviço público local: “Me foi suspensa a oportunidade e o direito de exercer minha profissão e meu lugar conquistado de maneira justa e com dedicação. Estou buscando meios para recorrer da conclusão da perícia apontada e pensei no Sindicato enquanto uma fonte de apoio para esta luta”, afirmou à época a professora Ana Paula em mensagem de WhatsApp enviada para Goreti.

A partir de então a direção do Núcleo do SINTE/RN em Macaíba buscou diálogo com o município. Conseguiu por mais de uma vez conversar com o procurador municipal e com as secretarias de Educação e da Administração. Tão logo soube que o município alegava não dispor de um auxiliar de sala, bem como de uma escola adequada para receber a profissional, Goreti sugeriu que a Ana Paula fosse nomeada para trabalhar na Secretaria Municipal de Educação. Depois de muita pressão e de uma nova perícia, a sugestão foi aceita, garantindo a nomeação da primeira professora com deficiência visual do município de Macaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário