Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

MILAGRE
Uma informação quase passa despercebida entre os vários números revelados pela pesquisa Consult, publicada na terça-feira (29), neste O Jornal de Hoje. Entre os votos para governador, na pergunta não estimulada, além dos mais de 80% de indecisos, 0,06% disseram votar em Jesus Cristo. É isso mesmo. Um dos entrevistados pelo instituto optou pelo nome do filho de Maria para governador. Brincadeiras à parte, será que nem milagre salva o RN?

REPROVADO
Se levarmos em conta o desempenho do governo na avaliação popular, a gestão Rosalba Ciarlini seria reprovada com notas baixíssimas. A maior parte da população deu nota zero a administração estadual. É hora da democrata fazer o dever de casa para se recuperar. A prova final, em 2014, está se aproximando.

VITÓRIA
Ainda com relação a pesquisa, não há como deixar passar em branco o único dado positivo da mesma, só que em relação ao governo Dilma Rousseff (PT). A presidente teve sua gestão aprovada por 78,88% dos potiguares ouvidos pelo instituto Consult. Apenas 13,24% desaprovaram a petista. O marketing federal continua perfeito.

ENCONTRO
O deputado federal João Maia (PR) deu mais uma prova do seu apoio ao governo Rosalba na noite de ontem, em Brasília. Partiu do republicano a iniciativa de reunir em sua casa, na capital federal, dezenas de prefeitos potiguares que estão no Planalto. Também convidados, marcaram presença o ministro Garibaldi Filho e o senador José Agripino, além da Rosa. Mais um momento para se aparar as arestas.

RELAÇÃO
Mas a opinião de Garibaldi sobre o governo, mesmo com as tentativas de reaproximação nos últimos dias, não é nada boa. Aos mais próximos, o ministro tem repetido que a situação da Rosa é “crítica”. Sinais de rompimento continuam no ar.

JUSTIÇA I
Não foi dessa vez. O Conselho Nacional de Justiça decidiu “aprofundar” as investigações sobre o escândalo dos precatórios no judiciário potiguar. Com isso, há mais tempo para os desembargadores Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro apresentarem suas provas. Na prática, o caso volta a estaca zero. Até porque Rafael já atingiu idade para se aposentar, o que deve fazer nos próximos dias.

JUSTIÇA II
Em tempo, é sempre bom lembrar que a maior punição prevista pelo CNJ para os desembargadores é a aposentadoria compulsória. Neste caso, o julgamento serviria mais como base para o que está por vir no âmbito do Superior Tribunal de Justiça.

CRISE
O decreto de prisão de dois secretários estaduais deve ser apenas o primeiro gesto de retaliação do Tribunal de Justiça em relação ao governo do estado. A decisão da governadora Rosalba Ciarlini, em vetar os projetos do judiciário que foram aprovados pela Assembleia Legislativa no Orçamento, ainda vai gerar muita dor de cabeça para a Rosa.

COTADO
Outro nome novo cotado para ingressar na gestão rosalbista é o do ex-vereador e ex-prefeito de Natal, Ney Lopes Júnior. A favor do democrata o bom trabalho feito nos poucos dias que teve à frente do executivo municipal. O desempenho como gestor está sendo levado em conta na busca do governo por dias melhores.

DECRETO
A governadora publicou ontem quarta-feira (30), no Diário Oficial, medida estabelecendo o valor de R$ 6 milhões destinados à concessão de incentivo fiscal para financiamento de projetos culturais no estado. Pelo menos para a cultura não está faltando dinheiro.

FESTA I
O último final de semana foi marcado pela festa de aniversário do titular deste espaço, Túlio Lemos. A festança foi na Redinha, o amigo do Sherloquinho passa as longas férias. O evento contou com a presença de muitos macauenses, além de jornalistas e políticos do RN, entre eles o vice-governador Robinson Faria, o ministro Garibaldi Filho, o vereador Luiz Almir e o ex-vereador Edivan Martins.

FESTA II
Leitor da coluna, Ricardo Gurgel manda e-mail revelando detalhes da festa. “Tulio foi homenageado com discursos dos amigos como o empresário garibaldista Cid Montenegro, médico Eduardo Lemos, seu pai ex-prefeito Afonso Lemos e o ministro Garibaldi Filho encerrou. Túlio, ao lado da mulher Andreia e dos filhos muito emocionado agradeceu. Todos que usaram o microfone citaram Túlio como futuro prefeito de Macau em 2016 enquanto o deputado Walter Alves teve seu nome citado como o governador em 2018 para emoção dos pais corujas Afonso Lemos e Garibaldi.
Muitas candidaturas começam assim”.

DÚVIDA
Ainda é imprevisível a presença do deputado federal Fábio Faria (PSD) na mesa diretora da Câmara. Candidato a primeiro-secretário, o potiguar antes precisa contar com um entendimento com o PSDB. Os tucanos reivindicam a vaga na mesa para o partido, já que ambos têm a mesma quantidade de deputados e a vaga é decidida pelo critério da proporcionalidade das bancadas. Caso não entrem em acordo, o presidente da Casa, Marco Maia (PT), deve interferir e buscar um consenso.

PREÇO
Poucos dias depois de anunciar a redução no valor da energia elétrica, o governo federal divulgou o aumento nos preços da gasolina. A diferença é que, no primeiro caso, o fato positivo foi dito pela própria presidente Dilma Rousseff. Já no fator negativo, o anúncio foi feita quase as escondidas, por um comunicado da Petrobrás.

HOMENAGEM
O secretário Luiz Eduardo Carneiro, da Sethas, é o novo cidadão de Maxaranguape. O auxiliar estadual recebeu a homenagem durante comemorações da festa de emancipação política do município que completou 54 anos. É um reconhecimento ao trabalho realizado por Luiz Eduardo em benefício de Maxaranguape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário