Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 30 de julho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

QUEBROU
A reunião da governadora Rosalba Ciarlini para anunciar o choque de gestão fora de época revelou a confirmação do que muita gente já sabia: A Rosa quebrou o Estado. É fato; com um pouco mais da metade de sua gestão, com folgada maioria na Assembleia e respaldo político consistente, a governadora tenta se livrar do colapso total, o que não é muito fácil.

SEMELHANÇA
Rosalba caminha para uma repetição do que já ocorreu com a então prefeita Micarla de Sousa. Após uma bonita vitória na oposição, não consegue realizar o básico, perde o discurso, a credibilidade, fica sem dinheiro para pagar a folha do funcionalismo e toma o dinheiro dos demais poderes para se livrar do pior. O que falta para a Rosa? Só um escândalo que possa fazer o Ministério Público pedir seu afastamento.

SEMELHANÇA II
A governadora Rosalba Ciarlini, diante da atual situação do Estado, conseguiu ser pior do que o mais estabanado e desorganizado governante potiguar recente: Fernando Freire. Ser igual a Micarla até poderia, mas ser pior que Fernando Freire é demais.

QUEBRADEIRA
O amadorismo protagonizado pela equipe de Rosalba na gestão estadual é ridículo. Confundiram estimativa de receita com dinheiro em caixa, orçamento previsto com execução e sequer conseguiram honrar o básico dos compromissos assumidos com fornecedores e prestadores de serviço. Resultado: Quebraram o Estado antes do tempo.

MOMENTO
As medidas anunciadas pela governadora Rosalba Ciarlini, com exceção do corte do duodécimo dos poderes sem aviso prévio ou autorização legislativa, são corretas do ponto de vista administrativo. Poderiam ter sido tomadas no início da gestão. Teve todas as condições para isso, principalmente pelo fato de receber o Governo de um adversário. Não fez e agora paga o preço da inoperância.

CISTERNAS
Veja a sintonia do Governo Rosalba: O secretário Luis Eduardo prepara projetos, vai a Brasília, consegue mais de R$ 30 milhões para construir cisternas no RN, constrói a preços bem menores que os praticados até pelo Governo Federal, mas a governadora acha de chamar a atenção do secretário e pede ‘rapidez’ na construção das cisternas. Risível o Governo cobrar somente de algo que funciona. É por isso que a gestão, em seu conjunto, não funciona.

PESQUISA
Pesquisa feita a pedido do prefeito de Assu, Ivan Jr, mediu a situação político eleitoral do eleitor daquela cidade. Para o Governo do Estado, de forma estimulada, o ministro Garibaldi Filho lidera as intenções de votos com 40% ; seguido de Wilma de Faria, com 22%; Robinson Faria, com 15%; Henrique Alves, com 7% e Rosalba Ciarlini, na lanterna, com 2,6%.

CANDIDATURA
Sherloquinho apareceu com uma história meio esquisita a respeito da sucessão 2014. Diz ele que, diante do quadro praticamente irreversível da governadora Rosalba Ciarlini, o prefeito Carlos Eduardo seria alçado à condição de candidato a governador com o apoio do PMDB e Wilma de Faria também daria total respaldo, pois seria a prefeita titular com a renúncia do filho de Agnelo. Será?

LIXO
Por falar em Carlos Eduardo, o prefeito mandou apurar o que há de fato no edital de licitação da Urbana, que sinaliza para um claro direcionamento com objetivo de favorecer grandes empresas, que estariam prontas para operar legalmente a limpeza da cidade por 60 meses.

LIXO II
Segundo Sherloquinho, o prefeito Carlos Eduardo estaria preocupado com a possibilidade de desgastar sua gestão com suspeita de favorecimento a grandes empresas, principalmente pelo fato de que a licitação se aproxima dos R$ 400 milhões e poderá haver também suspeita de corrupção e de distribuição de propina, caso o direcionamento não seja desfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário