Na próxima sexta-feira (04), a Câmara de Vereadores de Ouro Branco(RN) irá colocar em exposição algumas telas do artista ourobranquense Edilson Araújo, famoso pelas suas pinturas naif do Brasil. A exposição intitulada "Ouro Branco nas telas de Edilson Araújo" terá início às 16hs, na recepção da Câmara de Vereadores do referido município.
Nossos agradecimentos a Edilson Araújo pelos seus trabalhos onde enaltece nossa terra. Maria Salete de Lucena A. Medeiros – Historiadora/Priorado
Ouro Branco nas telas de Edilson Araújo
No início da pintura naif do Brasil, Edilson Araújo ocupa um lugar de destaque. Nasceu em 1950, natural de Ouro Branco, na época (comarca de Jardim do Seridó-RN), viveu sua infância toda em Ouro Branco-RN, onde traçou seus primeiros desenhos, no Grupo Escolar Florentino Cunha. Em Natal prestou serviço militar obrigatório, mas logo em seguida migrou para São Paulo-SP, trazido pelas dificuldades de encontrar um trabalho em sua própria terra. No maior centro urbano do país, durante dez anos foi carteiro da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Mas seu amor sonho era o caminho da pintura e da arte.
Em 1980, para sua grande surpresa, conseguiu ser selecionado para o Salão Nacional de Artes Plásticas Alberto Santos Dumont, criada para incentivar os novos talentos, Parque Ibirapuera-SP. Com sucesso obtido na referida exposição, descobriu, que podia viver de sua própria arte. Sua vida mudou completamente; em vez de entregar "Cartas" passou a entregar "Quadros" encomendados pelos apreciadores de seu pintura ingênua, espontânea, colorida. Em 1985, emitiu uma série de selos natalinos em homenagem às obras pictóricas que contextualizou no Sertão do Seridó. "O Nascimento do menino Jesus". " Adoração dos Reis Magos", e "Fuga para o Egito". Ao longo de sua caminhada pelo mundo das telas e cores, cabe registrar, os prêmios acumulados como medalhas, menção honrosa, aquisições de suas obras e, sobretudo os inúmeros convites para participar de eventos culturais como por exemplo, a inclusão especial na maior "Bienal Naifs do Brasil - Piracicaba-SP". Temos aqui uma pequena amostra desse ilustre ourobranquense que se destaca lá fora com sua arte, e enobrece sua terra ao emoldurá-la " É a vitória do talento Potiguar, onde quer que se germine, floresça e produza bons frutos. Vale a pena aplaudir! " como diz Antônio Marques de Carvalho Jr. (Professor e Marchant).
Nenhum comentário:
Postar um comentário