Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

CRUZETA/RN: COM PASSEIO CICLÍSTICO, COMARCA DE INICIA HOJE (22) VASTA PROGRAMAÇÃO

Uma parceria entre os poderes Judiciário, Executivo, Legislativo e o Ministério Público resultou numa programação rica e participativa no município de Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O evento de “Valorização do Meio Ambiente Natural, Histórico e Cultural do RN” começou cedinho. Logo às 7h desta sexta-feira (22), 40 inscritos do 1º Passeio Ciclístico de Cruzeta se concentravam na Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo e aguardavam a largada para o percurso de 22 quilômetros pela zona rural do município. “Nós estamos em pleno Dia do Folclore, uma data tão importante para o resgate cultural do povo brasileiro! Porque não fazer uma celebração que marque essa data e sirva também para a diversão do povo? É se divertindo que se aprende”, colocou o juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, titular da Comarca de Cruzeta, que coordena a Comissão Permanente de Gestão Ambiental (Copegam) na Regional Seridó. De acordo com o magistrado, os recursos para a execução do projeto – cerca de R$ 13 mil - são originários de penas pecuniárias pagas à Justiça. “O Judiciário está buscando através de uma situação negativa demonstrar à população da cidade que existem penas a serem cumpridas que podem ser revertidas em favor da sociedade”, frisou o magistrado. Marcus Vinícius enfatizou ainda a união entre os poderes, que resultou no sucesso da iniciativa.

A paisagem árida e bela do sertão se misturava com o som das pedaladas dos ciclistas debaixo de um sol de 28º já nas primeiras horas da manhã. Para o jovem Silvano da Silva, de 21 anos, que sobrevive do trabalho rural e da caça, a programação inédita no município é extremamente positiva. “É bom demais. Eu adoro andar de bicicleta e quero concorrer para ganhar prêmio”, disse, empolgado. A ação desportiva com a prática de ciclismo foi aplaudida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município de Cruzeta. A coordenadora de Esportes da cidade, Edna de Araújo Medeiros, disse que a iniciativa era muito importante. “O apoio que o Judiciário está concedendo aos munícipes de Cruzeta é maravilhoso”. Segundo Edna, através do esporte é possível tirar muitos jovens das drogas e de práticas delituosas. “É uma quebra de rotina. Essa ação do Judiciário com certeza incentiva o município a continuar com o projeto e realizar a ação anualmente”, completou.

A chegada dos ciclistas se deu à frente do Fórum Des. Silvino Bezerra Neto, no centro de Cruzeta. Ali, ocorreu a entrega das premiações, distribuídas através de sorteio pelas autoridades presentes. Logo após, foram plantadas pelo juiz Marcus Vinícius e pelo prefeito da cidade, Erivanaldo Aquino Dantas, duas mudas de plantas nativas da região à frente do fórum, de forma a estimular a preservação ambiental ao público presente. Ainda na tarde desta sexta-feira (22), outras programações serão realizadas, como palestras sobre Câmara Cascudo e sobre o Maestro Tonheca Dantas, em simultâneo com o concurso de bandas de música de Cruzeta e municípios vizinhos e a 1ª Corrida Rústica Maestro e Compositor Tonheca Dantas.

Cidade Limpa
Entre as diversas ações implantadas durante o evento, ocorreu a apresentação do Projeto Cidade Limpa, coordenada pelo diretor de secretaria da Comarca de Cruzeta, Hellison Leônidas de Azevedo. A ação visa dar continuidade à distribuição, por todo o município, de mais 22 lixeiras de grande porte, como forma de estimular a educação e a manutenção de uma cidade sempre limpa.

O prefeito da cidade, Erivanaldo Aquino Dantas, elogiou a iniciativa e discursou à população sobre a importância da educação ambiental. “Podemos nos tornar a cidade mais limpa do Brasil, se quisermos. Esse projeto é nosso, é da nossa cidade. Entendo que quanto menos se suja, mais limpa fica a cidade, e não quando mais se limpa. Vamos preservar e cultivar essa ideia”, considerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário