Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio já podem tentar uma vaga em uma das várias instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Foram abertas nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2015. Os candidatos têm até às 21h59 (horário local, 22h59 em Brasília) da próxima quinta (22) para se inscrever. O site do sistema é o www.sisu.mec.gov.br.
De acordo com o site do Sisu, a primeira nota de corte (nota relativa ao último candidato classificado para determinado curso) será divulgada às 1h (horário local, 2h em Brasília) desta terça (20). Até o dia 22 (quinta-feira) os candidatos podem mudar duas opções de curso quantas vezes quiserem.
Segundo o Ministério de Educação (MEC), 40% das vagas são destinadas para alunos de escolas públicas. No dia 26 deste mês será divulgado o resultado da primeira chamada regular.
Inscrição
Parar realizar a inscrição, o estudante precisa informar seu número de inscrição e senha usados no Enem. Caso não lembre, é possível recuperar a senha no site do exame. Após os resultados da chamada regular, haverá ainda uma lista de espera. Os candidatos têm entre o dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro para tentar uma vaga por este meio. A convocação dos candidatos da lista de espera acontece no dia 11 de fevereiro.
No RN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será a instituição de ensino superior (IES) que vai oferecer mais vagas no estado, com um total de 5.631 nos dois períodos letivos, sendo 4.434 para 2015.1 e 2.444 para 2015.2. As oportunidades são para os campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó, Santa Cruz e para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), que fica no bairro de Petrópolis, na capital potiguar.
Além da UFRN, outras três IES oferecem vagas via Sisu no RN. São elas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). No IFRN, serão 24 cursos com 652 vagas distribuídas nos campi de Ipanguaçu, Currais Novos, Natal Central, Macau, João Câmara, Caicó, Natal Zona Norte, São Gonçalo do Amarante, Santa Cruz, Apodi e Parnamirim.
Na Ufersa serão 1.250 vagas distribuídas em 24 cursos nos campi de Mossoró, Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos. Por fim, a UERN vai usar o Enem/Sisu pela primeira vez como forma de ingresso na instituição. Ao todo, 60% das vagas da universidade (um total de 66 cursos e 1.319 vagas, sendo 805 no primeiro semestre e 514 no segundo) utilizarão o exame como critério de seleção. As graduações estão distribuídas nos campi de Pau dos Ferros, Mossoró, Natal, Patu, Assu e Caicó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário