Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 29 de abril de 2015

COLUNA DE TULIO DO PORTAL ONLINE JORNAL DE HOJE…

FATO NOVO
A possibilidade da vereadora Júlia Arruda ser candidata a prefeita de Natal não deixa de ser um fato novo na atual conjuntura política da capital potiguar. Nome novo, limpo, bonita, simpática e com discurso de modernidade, a filha de Leonardo poderá empolgar o eleitorado.

MUDANÇA
A questão é que Júlia é integrante do PSB, o partido liderado no RN por Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Carlos Eduardo; o PSB é aliado do filho de Agnelo na Câmara e tem cargos na Prefeitura. Para levar o discurso de candidatura majoritária, o PSB precisa unificar a posição e caminhar para a oposição. Esse pode ser o primeiro sinal do desprezo que Carlos Eduardo tem dado a Wilma.

SILÊNCIO
A presidente Dilma Rousseff vive um dos momentos mais delicados de sua segunda gestão. O simbolismo da crise está no fato de que a presidente eleita pelo Partido dos Trabalhadores, não vai falar ao país em rede de TV, justamente no dia do trabalhador.

CRÍTICA
Os próprios petistas não estão conseguindo justificativas consistentes para a ausência da presidente na TV no dia do trabalhador. Afinal, não há justificativa que convença. O recuo é demonstração de fraqueza e receio de reação adversa. Se fizer o pronunciamento, haverá reação. Se não fizer, também haverá. Dilma deve falar, independente da inevitável reação adversa. O que vai pesar na repercussão é o conteúdo, não a forma.

HISTÓRICO
Governo precisa falar a verdade, ser transparente. O PT tem histórico de mudança efetiva na vida do trabalhador brasileiro. Os números lhe são favoráveis. A vida da maioria após o PT no Governo mudou para melhor. Há erros? Claro que sim. O maior é o partido não admitir seus próprios erros e tratar seus corruptos como heróis. A hipocrisia e a desfaçatez tomaram o lugar da verdade e da transparência.

IMPEACHMENT
O senador Aécio Neves, figura  mais importante da oposição brasileira, pediu calma aos parlamentares da bancada do PSDB na Câmara em relação ao pedido de impeachment de Dilma. O neto de Tancredo quer evitar que os tucanos fiquem isolados no pedido, o que enfraqueceria a representatividade do ato. Atitude correta do ponto de vista estratégico.

DIÁLOGO
Independente do desfecho que venha a ser dado ao caso das promoções dos Policiais Militares do RN, merece registro a mudança de postura da comandante da Segurança Pública do Estado, delegada Kalina Leite. Ela recebeu representantes das categorias para discutir o assunto. O diálogo, que deve ser básico em qualquer gestão, virou motivo de registro pelo fato de ser exceção ao longo dos últimos anos na administração do RN.

VENDA
Começa a circular a informação de que há possibilidade do Governo do Estado ‘vender’ sua parte na Arena da Dunas. Ora, esse contrato do Governo com a construtora OAS merecia uma rigorosa investigação. O Estado entrou com o dinheiro, deu patrimônio como garantia e o bem é da construtora, que recebe pagamento do Governo e administra como quer a Arena.

VENDA II
Portanto, esse contrato sangra o Estado com mais de R$ 10 milhões por mês, sem nenhum tipo de benefício para a população. Livrar-se desse encargo deve ser prioridade da atual gestão. Sem quebra de compromisso legal com o contrato assinado. Porém, se houver interesse da empresa, o Governo deve abraçar imediatamente essa causa.

PARNAMIRIM

Praticamente todos os grupos políticos de Parnamirim estão querendo o apoio do governador Robinson Faria para o pleito do próximo ano. O prefeito Maurício Gurgel quer apoio de Robinson para Naur Ferreira; o presidente da Câmara, Ricardo Gurgel, quer ser o candidato do governador. Correndo por fora, Agnelo Alves articula uma possível candidatura da vereadora Lucinha Thiago, também com apoio do governador.

FORÇA
A maior liderança política de Parnamirim continua sendo o ex-prefeito e atual deputado Agnelo Alves. Porém, o pai de Carlos Eduardo não deverá ser candidato. Nesse caso, a transferência de voto não tem o mesmo peso. A força do prefeito Maurício Marques é grande, mas também não será candidato, fica na mesma condição de Agnelo, de transferir voto. Ricardo Gurgel tem vida própria e respaldo popular. Se receber apoio expressivo, poderá crescer.

ESTRADA
O ex-vereador Junior Seabra, chama a atenção para a quantidade de buracos na BR 304, na estrada próxima ao município de Santa Maria. O local se transformou em uma buraqueira só, prejudicando os motoristas, que são vítimas do descaso do DNIT. Por dia, cerca de 15 veículos rasgam pneus nos buracos, especialmente na altura do Km 264. A voz de Seabra precisa ser ouvida pelas autoridades que cuidam das estradas federais no RN.

FERA
Do professor Normando Bezerra: “Meu caro Túlio, parabenizo por ter criado a mais completa coluna sobre política da imprensa do RN. Obrigado pelo espaço que sempre me deu na sua coluna. Um abraço”. Grato pela generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário