Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BANCÁRIOS DECIDEM PELO FIM DA GREVE EM VÁRIOS ESTADOS

Assembleia dos bancarios do setor privado de São Paulo, que nesta segunda-feira decidiu encerrar a greve (Foto: Reprodução Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região/Twitter)Assembleia dos bancarios das instituições privadas de São Paulo, que nesta segunda-feira decidiu encerrar a greve (Foto: Reprodução Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região/Twitter)

Após 21 dias de paralisação, bancários de vários estados decidem na noite desta segunda-feira (26) se encerram a greve da categoria, iniciada no dia 6 de outubro. Em vários estados, a paralisação chegou ao fim e os bancários vão retornar ao trabalho nesta terça-feira (27) (veja a lista abaixo).
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs reajuste de 10%, em resposta à reivindicação de 16% da categoria. Assembleias acontecem nesta segunda-feira em todas as bases sindicais da categoria no país. Embora a tendência seja de fim da greve em todo o país, a decisão de cada assembleia regional é soberana.

*Veja abaixo as cidades ou estados que decidiram pelo fim da greve (em ordem alfabética):

*AMAPÁ

Os bancários aceitaram a proposta dos bancos, e todas as agências retomam o trabalho na terça-feira.

MATO GROSSO DO SUL

Os bancários do estado aceitaram a proposta de 10% de reajuste e decidiram encerrar a greve em assembleia realizada nesta segunda.

MINAS GERAIS

Os trabalhadores de Belo Horizonte e região decidiram encerrar a greve da categoria. Bancários de Uberlândia também terminaram a paralisação. Os bancários de Uberaba também aceitaram a proposta e terminaram a paralisação.

PARANÁ

Os bancários de Curitiba e Região Metropolitana decidiram encerrar a greve.

PIAUÍ
Os bancários do Piauí decidiram encerrar o movimento. A informação foi confirmada pela diretoria de recursos humanos do Sindicato dos Bancários do Piauí.

RIO DE JANEIRO

A categoria aceitou voltar ao trabalho. Funcionários de entidades privadas e públicas – da capital e do interior – se dividiram em votações diferentes, mas o resultado foi o mesmo em todos


RIO GRANDE DO SUL

Uma assembleia realizada determinou o fim da greve em bancos privados no estado. Em relação aos bancos estatais, ainda não foi divulgada a decisão da categoria. A região de Santa Maria ainda não tem definição.

SANTA CATARINA
Bancários de bancos privados, da Caixa e do Banco do Brasil na Grande Florianópolis e todos da região de Criciúma, no Sul do estado, decidiram encerrar a greve.Outras regiões do estado faziam assembleias

SÃO PAULO
O sindicato do estado de São Paulo
decidiu pelo fim da greve. Os bancários de Limeira (SP)também encerraram a greve. Segundo o sindicato da categoria, que engloba também a cidade de Iracemápolis (SP), as 34 agências públicas e privadas dos dois municípios já foram abertas nesta segunda-feira (26). Os bancários de Sorocaba e região aprovaram fim da greve. As agências bancárias públicas e privadas do Alto Tietê também retomam o atendimento nesta terça-feira (27), segundo os sindicatos que representam as dez cidades da região. Em Piracicaba, também foi decidido o fim da greve. Os bancários de São José do Rio Preto, Araçatuba e região também encerraram a greve.

*Veja abaixo as cidades ou estados que decidiram manter a greve (em ordem alfabética):

MATO GROSSO
Os bancários do estado
rejeitaram a proposta feita pelos bancos e decidiram dar continuidade à greve. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (26), quando foi recusado o reajuste salarial de 10% proposto pela Fenaban.

RORAIMA

Em assembleia geral na tarde desta segunda em Boa Vista, os bancários rejeitaram a propostade reajuste de 10% e decidiram permanecer em greve por tempo indeterminado.A informação é do presidente do  Sindicato dos Bancários de Roraima, Adalton Andrade, que disse ter tido maioria dos votos na escolha de continuar com o movimento.

Reajuste salarial de 10%
A última proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

Inicialmente, os bancos ofereceram um reajuste de 5,5%, enquanto os bancários reinvindicavam uma correção de 16% nos salários. "A nova proposta da Fenaban, apresentada no 19º dia da greve, significa a manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", informou a Contraf, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário