Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DIA “D” DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NO RN É NESTE SÁBADO (7)

Resultado de imagem para Dia “D” da vacinação antirrábica é neste sábado (7)
Neste sábado (7) acontece em todo o Rio Grande do Norte o Dia “D” da vacinação antirrábica para cães e gatos. A campanha, que começou no dia 15 de agosto, prossegue até o dia 18 de outubro. A população estimada de cães e gatos para serem vacinados no RN é de 746.435 animais, sendo 532.789 cães e 213.646 gatos. Para alcançar a meta de vacinação recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% dos cães, deverão ser vacinados 426.231 caninos.
Pelos dados registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), foram vacinados, até o último dia 02, um total de 273.814 animais no RN, o que representa 36,6% da população animal estimada. A recomendação é vacinar animais a partir de 2 meses de idade. Deve-se repetir após 30 dias a dose nos primovacinados, ou seja, animais que tomaram a vacina pela primeira vez na campanha, independentemente da idade. 
A vacina pode ser utilizada em fêmeas prenhes ou que estejam amamentando. A única restrição são os animais doentes ou que estejam fazendo uso de anti-inflamatórios ou antibióticos. Os animais só devem ser vacinados quando estiverem saudáveis (se alimentando normalmente, ativos, sem vômito ou diarréia). Esse ano, de janeiro a outubro, 15 animais já foram diagnosticados com raiva no RN em dez municípios, sendo 08 morcegos, 03 raposas, 02 bovinos e 02 equinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário