Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 1 de maio de 2018

EDUCADORES DE NATAL REJEITAM PARCELAMENTO PARA 2019 DO RETROATIVO DO PISO E MANTÉM GREVE


Os educadores de Natal rejeitaram a proposta do Prefeito Alvaro Dias de parcelar em 12 vezes, em 2019, o retroativo do Piso 2018 e decidiram manter a greve. A deliberação foi feita em assembleia na tarde desta segunda-feira (30/04). A proposta do Executivo municipal, apresentada em audiência com o SINTE na última sexta (27), ainda sugere pagar a correção de 6,81% do Piso em junho deste ano. A proposta é considerada pela categoria como “inaceitável”. Na semana passada o SINTE fez uma proposta ao Prefeito, por meio de ofício, acerca do pagamento do Piso. 

No documento, o Sindicato pediu que a correção fosse paga de forma integral no mês maio, para ativos e aposentados. O retroativo relativo aos meses de janeiro a abril, segundo a defesa do Sindicato, deveria ser implementado em junho, julho, agosto e setembro. Porém, na avaliação do Sindicato, a contraproposta foi ignorada pelo município. Os educadores estão em greve desde 21 de março, para cobrar, principalmente, a implementação do Piso 2018, o pagamento do retroativo do Piso 2017 para os aposentados, melhores condições de trabalho e o pagamento de direitos que vêm sendo negados. A pauta de reivindicações da categoria acumula ao todo 37 pontos.

ASSEMBLEIA APROVOU ENCAMINHAMENTOS DE LUTA
Além da continuidade da greve, a assembleia aprovou encaminhamentos de luta. Três atividades estão marcadas. São elas:
> Realizar um Acampamento na Secretaria Municipal de Educação
02/05 (quarta-feira), às 8h
> Participar de uma Audiência Pública sobre os planos de carreira
02/05 (quarta-feira), às 14h, na Câmara Municipal de Natal
> Realizar uma nova assembleia da Rede Municipal de Natal
04/05 (sexta-feira), às 8h30, na ASSEN

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO ENTRE O SINTE/RN E O MUNICÍPIO NÃO TROUXE RESULTADOS
A audiência entre o SINTE/RN e o município de Natal não trouxe avanço para as negociações. Isso porque a Secretária de Educação Justina Iva, representando o município, não apresentou uma nova proposta para pagar o Piso, principal item da greve dos educadores da capital. A única mudança na proposta é pagar o retroativo dos aposentados, relativo ao Piso de 2017, em 4 parcelas, de setembro a dezembro deste ano. Ou seja, a Prefeitura ainda propõe pagar o Piso 2018 em junho e o retroativo em 12 vezes, em 2019. Na ocasião, o SINTE, acompanhado pela sua assessoria jurídica, externou ao Desembargador mediador da audiência que tinha feito uma contraproposta na semana passada, mas que essa foi desconsiderada pelo município. 

A audiência tratou de 5 pontos: 
Correção do Piso Salarial 2018, pagamento do retroativo do Piso 2017 dos aposentados, pagamento de direitos funcionais, retomar a discussão acerca dos planos de carreira e o retroativo do Piso 2018. O SINTE sugeriu ao Desembargador que fosse marcada uma nova audiência de conciliação para esta quarta (02/05). Entretanto, o Desembargador não acatou a proposta. A greve chegou nesta segunda-feira (30) ao seu 41º dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário