Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 24 de fevereiro de 2019

REUNIÕES DA GOVERNADORA COM O BANCO MUNDIAL SERÃO RETOMADAS NESTA SEGUNDA (25)

josé aldenir
A governadora anunciou o plano de segurança durante reunião com empresários nesta sexta-feira, 22 - JOSÉ ALDENIR/AGORA RN
A governadora Fátima Bezerra se reúne nesta segunda-feira, 25, com a especialista sênior do Banco Mundial, Fátima Amazonas, que deve passar dois dias em Natal, para tratar da participação da instituição na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública, uma exigência do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública -, criado para formular e executar operações combinadas nessa área em todo o país. “Queremos deflagrar nosso processo já em março e concluir o plano até junho antes de qualquer outro estado”, afirmou a governadora durante a assinatura da revalidação do programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para seis empresas potiguares na última sexta-feira, 22, em solenidade na Casa da Indústria.

Fátima adiantou aos empresários que não quer um “plano de prateleira” para a segurança, “mas algo que vá para as ruas”, diante da grave situação em que se encontra o estado também nessa área. Mas a reunião desta segunda-feira também terá como objetivo manter a prorrogação dos financiamentos do Banco Mundial ao RN, que vence no ano que vem. A organização é responsável pelo empréstimo de mais de R$ 1 bilhão ao Governo do Rio Grande do Norte. O acordo financeiro, aprovado em 2013, é utilizado para estruturação do programa estadual “Governo Cidadão”. A governadora está preocupada especialmente com a manutenção de investimentos em infraestrutura, já que o Estado encontra-se atolado em dívidas flutuantes com servidores e fornecedores, que tiram o sono da administração. Na última sexta-feira, na Fiern, o secretário de Planejamento e Finanças do estado, Aldemir Freire, disse que a gestão trabalha para alterar esse perfil de credores de servidores e fornecedores para focá-las em instituições financeiras, alongando o perfil das dívidas. 

Segundo o secretário, a operação de royalties e a venda da folha “não são suficientes para honrar o passivo com a folha de pagamento, como não será suficiente para honrar os credores”. Ele detalhou algumas dessas dívidas: “A gente deve 24 milhões à Cosern e a OI; 22 milhões de alimentação dos presos e ontem (quinta-feira, 21) recebemos o recado da empresa que administra o aeroporto de Mossoró ameaçando abandonar o aeroporto para receber um atrasado de R$ 193 mil mensais não pagos há três meses”, revelou. Diante disso, Aldemir disse como a administração tem agido: “Pago um mês e rolo a dívida”. Para um grupo de empresários, ele confessou que as dívidas com servidores e fornecedores “é o que nos sufoca”. E acrescentou: “Se fosse com bancos seria ótimo. Todos os dias eles (servidores e prestadores) estão lá cobrando. Precisamos trocar o perfil da dívida, migrar do credor e fornecedor para instituições financeiras. E alongar essa dívida. Alongar a dívida e trocar os credores”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário