Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 28 de maio de 2019

MOSSORÓ E OUTRAS NOVE CIDADES VÃO RECEBER NOVAS AMBULÂNCIAS DO SAMU


O Ministério da Saúde vai doar 13 novas ambulâncias para 9 cidades do RN
O Ministério da Saúde vai doar 13 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para nove cidades no Rio Grande do Norte. A informação foi divulgada pela pasta em sua página oficial na última segunda-feira, 27. Os municípios potiguares contemplados são: Açu (1), Apodi (1), Areia Branca (1), Canguaretama (1), Ceará-Mirim (1), João Câmara (1), Macaíba (3), Mossoró (1), Parnamirim (1) e Pau dos Ferros (2).

De acordo com o diretor do Samu em Mossoró, Dixon Fradik, a cidade conta, atualmente, com cinco viaturas, sendo três delas básicas e duas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diretor informou que o Samu Mossoró fechará até esta sexta-feira, 31, com um caminhão-cegonha para buscar no interior de São Paulo a nova ambulância. As ambulâncias doadas estarão vistoriadas e disponíveis para retirada na cidade de Sorocaba, em São Paulo. Todos os municípios contemplados estão sendo notificados e estima-se que em até 60 dias todos os veículos sejam retirados diretamente pelos gestores municipais. Antes da retirada, o prefeito ou governador deve assinar o Termo de Doação do veículo e encaminhar ao Ministério da Saúde a assinatura, para posterior publicação no Diário Oficial da União. Essas regras obedecem a recomendação da Controladoria-Geral da União e acórdão do Tribunal de Contas da União. A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP). Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas.

Em todo o país, o MS vai entregar 419 novas viaturas. A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672. Do início de 2019 até agora, 207 municípios em 16 Unidades Federativas foram contempladas com outras 289 ambulâncias, já retiradas pelos gestores municipais, no valor de R$ 54,5 milhões. São 210 ambulâncias para renovação e 79 para ampliação, expansão e implantação do serviço. Com a nova entrega desta segunda-feira (27), são 708 ambulâncias doadas desde o início desta gestão, com investimento total de R$ 134 milhões. Na prática, a iniciativa coloca 3.450 ambulâncias à serviço da população, que conta ainda com 258 motolâncias, 13 equipes de embarcação, 15 equipes aeromédicas e 192 centrais de regulação distribuídas em todos os estados.

*Lista de cidades potiguares:
RN
Açu
1
RN
Apodi
1
RN
Areia Branca
1
RN
Canguaretama
1
RN
Ceará-Mirim
1
RN
João Câmara
1
RN
Macaíba
3
RN
Mossoró
1
RN
Parnamirim
1
RN
Pau dos Ferros
2
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário