Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 25 de junho de 2019

EM AUDIÊNCIA COM SEEC, SINTE PAUTA 13º, CONCURSO, PROMOÇÕES, COMISSÕES E REVISÃO DA CARREIRA

A direção estadual do SINTE/RN se reuniu na segunda-feira (24) com o secretário de educação Getúlio Marques, para tratar das demandas mais urgentes da Rede Estadual. A audiência durou mais de duas horas. Na ocasião, o Sindicato levou a mesa cinco pontos da pauta da categoria. Veja abaixo um resumo da audiência.

Adiantamento de 40% do 13º salário
O SINTE/RN cobrou da SEEC uma informação conclusiva acerca do adiantamento de 40% do 13º salário da Rede Estadual de Ensino. Entretanto, a Secretaria não deu uma resposta definitiva. Uma nova audiência foi marcada para esta terça-feira (25) para tratar da questão.

Convocação de concursados e realização de novo concurso
O Sindicato também cobrou do governo a convocação de todos os aprovados no último concurso da Rede Estadual, realizado em 2015 e que tem validade até março de 2020. Em resposta a SEEC disse que brevemente serão chamados em torno de 70 aprovados, uma vez que há em aberto diversas vagas devido a desistências. O SINTE ainda pediu a realização de um novo concurso até 2020. A SEEC acordou que em breve vai realizar este processo.

Promoções horizontais e verticais
Promoções horizontais
O SINTE/RN expôs a existência de profissionais que estão com até cinco letras acumuladas porque o governo não vem fazendo as devidas promoções. Foi solicitada a SEEC a apresentação de um cronograma de concessão de promoções para que o SINTE possa, juntamente com os trabalhadores em educação, analisar e discutir. A SEEC ficou de responder posteriormente.

Promoções verticais
A SEEC alega que não tem feito promoções verticais devido a falta de vagas. Diante disso o SINTE/RN vai buscar usar o instrumento jurídico para tratar da questão e buscar o resgate deste direito. Instalação de comissões O governo ficou de instalar 5 comissões baseadas na lei do Plano Estadual de Educação (PEE) que devem debater a valorização profissional para além do Piso Salarial, tanto no que se refere a formação quanto as metas 17, 18 e 20 do Plano Nacional de Educação e  do PEE.

Revisão da carreira do magistério
Ficou acordado que até primeira quinzena de julho será publicada e instalada uma comissão que deverá tratar da revisão da carreira do magistério estadual. “A nossa expectativa é que o governo responda de forma propositiva a nossa pauta agora no segundo semestre e que a gente faça uma forte mobilização da categoria para reivindicar direitos para além do Piso Salarial. Vamos à luta!”, afirmou a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário