Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

SINTE/RN REÚNE MAIS DE UMA CENTENA DE TRABALHADORES DA REDE ESTADUAL PARA ENTREGA DE ALVARÁS

Na manhã da sexta-feira, 18 de outubro, mais de uma centena de professores e funcionários da Rede Estadual de Educação se reuniram no auditório do SINTE/RN para mais uma entrega de alvarás. De acordo com o advogado e assessor jurídico do Sindicato, Odilon Garcia, essa é a 12ª entrega de alvarás que acontece somente em 2019 referente às ações coletivas de nº 0802381-93.2012.8.20.0001 e nº 0004628-22.2008.8.20.0001, as quais versam sobre o plano de carreira dos funcionários e a defesa do valor correto da pecuniária e da gratificação por título para professores. Para efetuar a entrega dos alvarás, além do assessor jurídico do Sindicato, estiveram presentes à atividade as diretoras de Assuntos Jurídicos e Defesa do Trabalhador em Educação do SINTE, Eliene Bandeira e Cristianne Dantas, bem como o coordenador geral do SINTE, professor José Teixeira.

A entrega dessa manhã foi possível, porque o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) liberou novas autorizações de pagamento aos trabalhadores beneficiados nas duas ações conquistadas pelo Sindicato em processo movido contra o Estado. A expectativa da direção do SINTE é que mais liberações ocorram ao longo desse e do ano seguinte e que ocasiões festivas como a de hoje continuem a ocorrer com regularidade.   Em sua fala aos presentes, Cristianne Dantas, diretora de Assuntos Jurídicos, chamou atenção para o trabalho permanente realizado pelo Sindicato em prol da garantia dos direitos dos trabalhadores em educação. Cristianne explicou também que a contribuição do associado mantém o trabalho das assessorias jurídica e contábil, o qual, por sua vez, possibilita vitórias na justiça e ganhos reais, como o dessa sexta-feira. Eliene Bandeira, por sua vez, reforçou que os associados, tanto do município como do Estado, devem buscar o serviço jurídico do Sindicato sempre que necessário; inclusive, esclareceu que é possível aos filiados ao SINTE entrarem na justiça também em ações individuais.  
Sobre as ações cujos alvarás foram entregues
As ações coletivas de nº 0802381-93.2012.8.20.0001 e nº 0004628-22.2008.8.20.0001 tramitam na 2ª, 5ª ou 6ª Varas da Fazenda Pública, foram impetradas pela assessoria jurídica do SINTE/RN e contemplam trabalhadores em educação da Rede Estadual, entre professores e funcionários. A ação 0802381-93.2012.8.20.0001 diz respeito ao Plano de carreira dos funcionários da educação, especificamente a diferença salarial em virtude da aplicação da lei complementar nº 432, de 01/07/2010. Essa ação foi iniciada no ano de 2012 e perpassa dois períodos (2010-2012 e 2012-2014), abrangendo mais de 6 mil profissionais. Até o momento, os alvarás que têm sido entregues correspondem ao segundo período.

Enquanto isso, a ação 0004628-22.2008.8.20.0001 é voltada aos professores do Estado e teve início em 2008. Ela abrange a defesa do valor correto da pecuniária e da gratificação por título, sendo retroativa ao ano de 2003, compreendendo um intervalo de tempo que vai de fevereiro de 2003 a julho de 2016 e abarcando cerca de 16 mil trabalhadores.   Ambas ações, além de beneficiarem conjuntamente mais de 20 mil trabalhadores em educação do RN, contemplam ativos, aposentados, pensionistas e herdeiros. Não obstante, a Justiça está liberando os alvarás de forma gradativa e por grupos. Desse modo, há muito mais alvarás que ainda deverão ser distribuídos entre 2019 e de 2020.Importante destacar que o valor devido a cada beneficiário é variável, uma vez que os cálculos contábeis levam em consideração determinados fatores, como a ficha financeira.
Sobre a Entrega dos Alvarás
À medida que os alvarás são expedidos pela Justiça, o Sindicato é comunicado e com isso uma equipe do SINTE passa a contatar os beneficiários. No dia do recebimento dos alvarás, os convocados devem apresentar documento de identificação com foto e CPF. O assessor jurídico do SINTE, Odilon Garcia, esclarece que os alvarás entregues devem ser apresentados em uma agência do Banco do Brasil para que o valor aferido seja depositado em conta corrente do beneficiário. Odilon recomenda ainda que os contemplados busquem a agência do Banco do Brasil localizada em Natal, no Centro Administrativo (agência Câmara Cascudo) ou na avenida Rio Branco.
Tenho direito? Estou incluído em uma dessas ações?
-Os trabalhadores em educação filiados ao SINTE podem obter essa informação efetuando uma pesquisa no site: sintern.org.br
Se funcionário/a, pode consultar aqui
Se professor/a, deve verificar aqui.

Entrega de documentos
Alguns professores e funcionários da Rede Estadual que têm direito a uma dessas ações precisam entregar documentos que serão apresentados ao juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal – vara em que parte das ações está tramitando. (Saiba mais sobre quem precisa entregar essa documentação aqui)

Retrospectiva
Em março de 2019 a Justiça do RN começou a entregar os alvarás relativos às ações da Pecuniária e Título (relativa aos professores) e do PCCR (concernente aos funcionários). Desde então, as entregas têm sido frequentes.
SINTE alerta beneficiários de ações para tentativa de golpe
- A direção do SINTE alerta que vários beneficiários de ações ganhas pelo Sindicato têm passado por tentativas de golpe e que a Polícia Judiciária já foi acionada e vem cuidando do caso. Segundo informações relatadas à direção do Sindicato, há duas tentativas de golpe sendo executadas. Um dos golpes acontece por meio de uma ligação telefônica através dos números (84) 98115-0909 e 4042-0490. Na conversa, o criminoso afirma ser integrante do escritório de advocacia que assessora o SINTE e pede para a vítima depositar uma determinada quantia em dinheiro na conta da Caixa Econômica Federal (Agência 3604 / Industrial Maracanaú, Ceará, 013.00014108-2), em nome de Jairo Quadros.

Na outra tentativa de golpe, os criminosos se identificam como Odilon Garcia, assessor jurídico do Sindicato, ou como o professor Gustavo França, diretor da entidade, e passam dois números telefônicos para as pessoas. São eles: (84) 98135-7540 e (84) 98169-5560. No diálogo, os estelionatários pedem que a vítima do golpe deposite uma determinada quantia em dinheiro em uma conta corrente para pagar o honorário advocatício e liberar o alvará para garantir o pagamento da Ação. A direção do SINTE/RN alerta que nem o Sindicato nem os advogados ligam para as pessoas pedindo para depositar dinheiro. “Se você que é beneficiário receber uma ligação com estas características, não faça nenhum depósito e denuncie ao SINTE”, alerta Eliene Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário