Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

GRUPO POTIGUAR É FINALISTA NA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA


A Olimpíada da Língua Portuguesa anunciou na quarta (13) os finalistas da categoria Documentário, disputada por alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. São 19 trios e seus professores, de todas as regiões do País. Do Rio Grande do Norte, o grupo composto pelos estudantes João Vyctor De Paula, Nathalia Rocha, Raphael Dias, do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos (CEEP). Eles foram orientados pela professora Luciana de França Lopes. Os 183 estudantes e 63 professores de escolas públicas selecionados na etapa estadual chegaram a São Paulo na segunda-feira (11). Durante três dias participaram de passeios culturais, debates com diretores e produtores de filmes e oficinas de produção de vídeos.

Os especialistas do audiovisual trabalharam com alunos e professores o aprofundamento da linguagem e das técnicas de roteirização e gravação de vídeos. Entre eles estavam Renato Candido de Lima, cineasta e mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) e Willem Alves Dias, montador, produtor e roteirista que venceu o Festival de Cinema de Gramado, pela montagem no filme Os Matadores (1997), de Beto Brant. Os alunos assistiram ainda à palestra de Luis Lomenha, diretor e produtor de filmes e documentários, que começou sua carreira no longa metragem Cidade de Deus. No mesmo dia, visitaram o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, onde aprenderam mais sobre a relação do esporte com a história, a cultura e a política nacional. O último Encontro de Semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa será entre 17 e 19 de novembro, com os alunos e professores que trabalharam o gênero Artigo de Opinião.

O RN também reúne finalistas nas categorias voltadas ao Ensino Fundamental (Crônica, Memórias Literárias e Poema). Alunos e professores seguem para a final, que acontecerá no dia 9 de dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais. A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais. O concurso conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário