Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 5 de janeiro de 2020

VARAS ÚNICAS: CNJ MOSTRA QUE 20% DAS VARAS TÊM SÓ UM JUIZ, METADE DO QUE DISSE MORO


CNJ mostra que são 19%O número contrapõe a afirmação do ministro da Justiça Sergio Moro de que 40% das varas funcionam com apenas um magistrado. 
Levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça apontou que apenas 20% do total das unidades judiciárias brasileiras são de varas únicas. Contra juiz das garantias, Moro disse que 40% das comarcas funcionavam com juiz único. Mesmo de férias no exterior, ele usou o Twitter para criticar a implantação do juiz das garantias na primeira instância do Judiciário brasileiro. "Leio na lei de criação do juiz de garantias que nas comarcas com um juiz apenas (40% do total) será feito um ‘rodízio de magistrados’ para resolver a necessidade de outro juiz. 
Para mim, é um mistério o que esse "rodízio" significa. Tenho dúvidas se alguém sabe a resposta”, escreveu. O documento foi produzido pelo grupo de trabalho do CNJ criado para estudar a aplicação da Lei 13.964/19, apelidada de "anticrime", nos órgãos do Poder Judiciário. Coordena o grupo o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. De acordo com Humberto Martins, os números “mostram bem a dimensão da tarefa que é estruturar o juízo das garantias em todo do território nacional”.
Veja abaixo o número de varas de juízo único:

Nenhum comentário:

Postar um comentário