Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 4 de maio de 2020

SINTE/RN FAZ CAMPANHA VIRTUAL PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL (NATAL)

O SINTE/RN lançou nessa segunda-feira, 04 de maio, uma campanha em defesa da implantação do reajuste do Piso Salarial 2020 para os professores e professoras vinculados/as ao Estado e ao Município do Natal. Em circulação nas redes sociais do Sindicato e em grupos de WhatsApp de educadores, a campanha se faz necessária, uma vez que tanto o Governo do RN como a Prefeitura do Natal ainda não aplicaram a correção anual do Piso, que deveria ocorrer no mês de janeiro.

Em 2020, o Piso Nacional do Magistério é de R$ 2.886,15. Esse valor representa um incremento de 12,84% em relação ao ano anterior e, apesar do reajuste ser garantido por lei, a Prefeitura do Natal já informou que em decorrência dos gastos para combater à pandemia da COVID-19, o Piso dos educadores municipais não será quitado. Por sua vez, o Governo do RN afirma que o pagamento será feito, mas não indica quando e nem como será a implantação desse reajuste.

O SINTE não aceita e não compactua com a forma como os Gestores Estadual e Municipal têm lidado com essa questão e com a categoria. Ainda assim, o Sindicato vem buscando o diálogo com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora geral da entidade, professora Fátima Cardoso, é preciso valorizar a Educação Pública e seus educadores/as, não perdendo de vista os direitos dos professores e professoras. Somente nesse ano, o não pagamento do Piso do Magistério já conduziu à greve na Rede Estadual e acarretou o indicativo de greve na Rede Municipal. A campanha virtual lançada hoje (04/05) visa sensibilizar os gestores, chamar atenção da sociedade para a situação dos docentes e garantir a correção do Piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário