Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 22 de julho de 2020

APOSENTADOS DO INSS VÃO PRECISAR ENVIAR SELFIE PARA MANTER BENEFÍCIO

Aposentados precisarão enviar 'selfie' ao INSS, entenda – Jornal ...

Já no próximo mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve dar início a uma novidade. Para que os aposentados não precisem realizar prova de vida presencialmente em uma agência bancária, o instituto vai permitir o reconhecimento facial por meio do envio de selfie do beneficiário. A prova de vida é um procedimento anual obrigatório. Neste ano, para evitar que o aposentado seja infectado pelo novo coronavírus indo até as agências, ele deverá tirar uma foto de si próprio com a câmera do celular e submeter a selfie à verificação do sistema do INSS.

A iniciativa ainda se trata de um projeto-piloto que, no momento, apenas envolverá uma pequena parte dos aposentados, aproximadamente 550 mil beneficiários. Os planos do INSS em substituir o teste presencial da de prova por meios mais fáceis, não são de hoje. Desde o ano passado, também no mês de agosto, o instituto anunciou que estava testando a prova de vida por meio de biometria. Como os idosos fazem parte do grupo de risco da covid-19, ou seja, estão mais propensos a serem contaminados, o INSS propôs a prova de vida por selfie.

Análise das selfies
O INSS não ofereceu detalhes de como será o processo de análise das selfies dos aposentados, porém uma possibilidade é fazer comparações com fotos de documentos dos beneficiários, como da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que obrigatoriamente deve ser atualizada a cada três anos pelas pessoas que tem mais 65 anos de idade.

Uma outra alternativa seria possibilitar a apresentação dos aposentados por uma vez para fazer cadastro da imagem. A partir daí, o sistema vai conseguir fazer a prova de vida à distância, comparando a imagem cadastrada com a nova enviada pelo idoso. Mas o instituto ainda não confirmou essas possibilidades de testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário