Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

CTC 197: AVALIAÇÃO DE CURSOS NOVOS DIVULGA RESULTADO

 10082020 BANNER DESTAQUE REUNIAO CTC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou o resultado da avaliação de pedidos de novos cursos de pós-graduação. As propostas foram analisadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES entre os dias 10 e 12 de agosto.

Pela Plataforma Sucupira é possível pedir reconsideração do resultado, para as propostas deliberadas em primeira análise, até 12 de setembro. Conforme a Portaria nº 33 de 2019, o pedido deve incluir a homologação da pró-reitoria.

APCN
A Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de mestrado ou doutorado no Brasil. Para cadastrar propostas, as instituições devem usar a Plataforma Sucupira. Após a publicação do resultado definitivo pela CAPES, a documentação do futuro curso segue para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O último estágio é a homologação pelo ministro da Educação.

CTC-ES
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) é um órgão colegiado da CAPES que propõe critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Coordenação, no âmbito da educação superior. O conselho colabora na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). 
Integram o CTC-ES os diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais da CAPES, representantes das três grandes áreas do conhecimento, um membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e um representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Capes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário