Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 15 de agosto de 2020

FÓRUM DOS SERVIDORES DO RN VAI PROMOVER ATO VIRTUAL PARA COBRANÇA DOS SALÁRIOS ATRASADOS

 

GOVERNO DO RN DEVE O MÊS DE DEZEMBRO 2018 E O 13º SALÁRIO

Em fevereiro de 2016 parte dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do RN iniciaram um verdadeiro calvário: o não recebimento dos seus salários no final do mês trabalhado. Mês a mês esses atrasos foram aumentando e criando um clima de grande angustia. As contas foram se acumulando e a vergonha por não conseguir honrar os compromissos abalou muitos servidores e servidoras. A situação chegou ao auge de sua dramaticidade com atrasos de quatro meses acumulados. O endividamento com bancos ou agiotas se tornou a único caminho para muitas famílias e o adoecimento foi nítido dentro das categorias E embora atualmente o governo Fátima Bezerra esteja pagando os salários até o fim do mês trabalhado, ainda deve aos servidores duas folhas salariais do ano de 2018. E completa 20 meses de sua gestão sem apresentar um calendário de pagamento dos atrasados, além de querer aprovar uma reforma da previdência que vai reduzir drasticamente os vencimentos e cria severos obstáculos para o exercício dos direitos à aposentadoria e às pensões.

O pagamento dos salários atrasados não é uma conta de um determinado Governo, mas sim uma dívida do Estado para com seus servidores, e responsabilidade de quem estiver à frente da gestão, eleito para a apresentação de soluções para os problemas existentes. Sendo o pagamento dos salários um direito constitucional fundamental e verba alimentícia, é inadmissível o adiamento de seu pagamento por tanto tampo. Vale lembrar que no início de sua gestão a Governadora Fátima Bezerra prometeu priorizar o pagamento dos atrasados, mas nos meses seguintes foi esquecendo o compromisso firmado com servidores e servidoras. Agora utiliza a pandemia como justificativa para a situação. É fato concreto que a pandemia da COVID-19 é uma realidade, mas não pode servir de desculpas para o descumprimento de direitos. Ao contrário, deveria ser a justificativa para que os pagamentos fossem realizados, trazendo um pouco de consolo para as famílias potiguares que tanto sofrem neste contexto adverso.

Dessa forma os servidores públicos estaduais, representados pelo FÓRUM DOS SERVIDORES, cobram do governo do RN a imediata divulgação de um calendário para a quitação dessa dívida! Para fortalecer nossa luta, conclamamos que todos os servidores e servidoras participem de um ato virtual que será realizado na Governadoria do RN. Para participar do ato, que acontecerá no próximo dia 20 de agosto a partir das 9h, é muito simples. Basta clicar no link (sites.google.com/uern.br/manifestoforumrn), seja pelo celular ou computador, a partir das 9h da manhã. Você será direcionado de forma virtual para o ato e poderá deixar sua mensagem, se deslocar por toda a área da Governadoria e encontrar outros participantes. E seu avatar (sua presença virtual) uma vez criado vai permanecer no ato por 48h, sem que você precise permanecer conectado.

*Acompanhe também a transmissão virtual do ato a partir das 09:30h na pagina do Fórum dos Servidores do RN e do seu sindicato
ADUERN – Associação dos Docentes da UERN
SINAI – Sindicato dos servidores da administração indireta
SINDERN – Sindicato dos enfermeiros
SINDJUSTIÇA – Sindicato dos servidores da justiça
SINDPPEN-RN – Sindicato dos Policiais Penais
SINDSAUDE-RN – Sindicato dos servidores da saúde
SINDSEMP-RN- Sindicato dos servidores do MP
SINECOM-RN – Sindicato dos Economistas do RN
SINSP/RN – Sindicato dos servidores da administração direta do Estado
SINTAUERN- Sindicato dos técnicos da UERN
SINTERN – Sindicato dos técnicos da secretaria de tributação.
SOERN- Sindicato dos odontólogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário