Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

ESCOLA DE GOVERNO DO RN ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO PREPARATÓRIO PARA APOSENTADORIA

 

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), abriu inscrições para os servidores públicos participarem de curso preparatório para a aposentadoria. O objetivo é ajudar as pessoas a se organizarem da melhor forma para viver bem o período fora do campo formal de trabalho. A primeira turma do Curso “Aposentadoria: planejando o pós-carreira” será realizada entre 04 de março e 22 de abril. Serão oito encontros semanais, realizados sempre às quintas-feiras pela manhã, totalizando 32 horas de carga horária. 

A capacitação é ministrada por psicólogos, especialistas financeiros, nutricionistas e educadores físicos e aborda temas como cuidados com o corpo e a alimentação, empreendedorismo, organização das finanças pessoais e aspectos psicossociais da aposentadoria. O curso é uma iniciativa do Programa de Apoio à Aposentadoria na Administração Pública do Rio Grande do Norte (Proap), coordenado pela EGRN, em consonância com o Programa Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST) e vai ocorrer no formato presencial. Podem participar servidores estaduais que estejam almejando ou próximos da aposentadoria.

De acordo com Jeovana Marques, coordenadora do Proap, já estão asseguradas outras três turmas do curso para 2021. “Abriremos outras vagas em breve para novas turmas nos meses de maio, junho e setembro”, antecipou. Em razão da pandemia, uma série de protocolos sanitários e medidas de biossegurança serão adotadas nos encontros. Segundo Jeovana, o intuito é evitar riscos de contaminação pelo coronavírus. “Haverá distanciamento entre as carteiras, o uso de máscara deve ser mantido durante todo o tempo, também disponibilizaremos álcool em gel para higienização das mãos. Redobraremos todos os cuidados”, garantiu.

Proap
O Programa de Apoio à Aposentadoria foi criado com a finalidade de acolher, orientar, refletir e discutir acerca da transição trabalho-aposentadoria dos servidores públicos do RN. Desde que foi criado, no ano de 2016, já promoveu 14 ofertas do Curso de Preparação para a Aposentadoria, em Natal e no interior, além de seis edições do Encontro sobre Aposentadoria, marcado por integrar ativos e aposentados para troca de experiências.

São objetivos específicos do Proap: estimular o servidor público estadual a construir seu projeto de vida pós-carreira; auxiliar no resgate da sua autoestima em fase de transição trabalho-aposentadoria; trabalhar a ansiedade, medo e outros aspectos que marcam a fase pré-aposentadoria; ajudar na organização das finanças, além de novos rumos para a fase pós-carreira, entre outros.

Inscreva-se
Curso “Aposentadoria: planejando o pós-carreira”: formulário de inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário