Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 12 de março de 2021

ESTUDO DE NEFROLOGISTA DO HC-UFPE EM PARCERIA COM UNIVERSITY COLLEGE LONDON AVALIA OS FATORES DE RISCO PARA OS PACIENTES RENAIS

 

Uma pesquisa internacional realizada com a participação do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à Rede Ebserh (HC-UFPE/Ebserh/MEC), avaliou os fatores de risco, que levam à mortalidade e à necessidade de internação de pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise, durante a pandemia do novo coronavírus. “A importância maior da pesquisa é o de chamar atenção das autoridades sanitárias para os pacientes em hemodiálise, uma população de alto risco que não pode se isolar e precisa ter a vacina como prioridade. É urgente pensar em como minimizar o risco de transmissão entre eles e torná-los um grupo prioritário”, afirma Gisele Vajgel, nefrologista da Rede Ebserh/MEC, que elaborou o estudo em parceria com pesquisadores do University College London (UCL).

A pesquisa constatou que 60% dos participantes infectados com Covid-19 necessitaram de internamento hospitalar e 25% faleceram. A análise observou 746 pacientes renais crônicos de quatro unidades de diálise vinculados ao Royal Free Hospital NHS Foundation Trust, em Londres. O artigo foi publicado, em 30 de janeiro, no “Journal of Nephrology”, durante o estágio da profissional, em parceria do UCL e do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) – UFPE. Pacientes renais crônicos são aqueles que fazem hemodiálise três vezes por semana em centros hospitalares. Diferente dos transplantados e dos que fazem diálise peritonial (procedimento diário que pode ser realizado em casa, pelo próprio paciente ou familiares), os pacientes que necessitam de hemodiálise não podem se isolar – uma das principais medidas para evitar a Covid-19. 

Outro dado encontrado na pesquisa foi o de que pacientes mais idosos que apresentavam o marcador de inflamação PCR (proteína C reativa), alterações nos leucócitos e aumento do índice neutrófilo/linfócito possuíam um risco maior de mortalidade. “Essa descoberta é relevante, porque esses exames são frequentemente coletados nos centros de hemodiálise. Então, se o paciente estiver com sintomas de Covid-19 e apresentar esses fatores de risco, o cuidado da equipe de assistência para com esses pacientes deve ser redobrado”, finaliza.

Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a estatal foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Vinculados a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação Social  do MEC com informações do HC-UFPE/Ebserh

Nenhum comentário:

Postar um comentário