"Nomadland" foi
o grande vencedor do Oscar 2021 neste domingo (25), com três prêmios. Drama
americano sobre nômades da terceira idade sem emprego ou aposentadoria, venceu
o principal prêmio da noite: Melhor filme.
A 93ª cerimônia dos melhores do cinema aconteceu em dois lugares,
devido à pandemia de Covid-19: no Dolby Theatre e no Union Station, em Los
Angeles.
- Além
dele, o filme também levou dois outros prêmios: Direção para Chloé Zhao e
Atriz para Frances McDormand.
- Com a
vitória, Zhao se tornou a segunda mulher a vencer na história da
categoria. Antes dela, apenas Kathryn Bigelow havia ganhado, em 2010.
- Esta
edição também foi a que mais premiou mulheres, com 17 vitórias;
- Em
noite dividida, seis filmes levaram duas estatuetas cada: "Meu
pai", "Mank", "Soul", "Judas
e o Messias Negro", "A voz suprema do
blues" e "O som do silêncio";
- Anthony
Hopkins superou o favoritismo de Chadwick Boseman e venceu como Melhor
Ator por seu trabalho em "Meu pai". Hopkins não apareceu na
cerimônia;
- Daniel
Kaluuya e Youn Yuh-jung também foram premiados.
*Veja,
abaixo, os vencedores do Oscar 2021 em negrito:
*Melhor filme
- "Meu
pai"
- '"Judas
e o messias negro"
- "Mank"
- "Minari"
- "Nomadland"
- "Bela
vingança"
- "O
som do silêncio"
- "Os 7 de Chicago"
*Melhor atriz
- Viola
Davis - "A voz suprema do blues"
- Andra
Day - "Estados Unidos Vs Billie Holiday"
- Vanessa
Kirby - "Pieces of a woman"
- Frances
McDormand - "Nomadland"
- Carey
Mulligan - "Bela vingança"
*Melhor ator
- Riz
Ahmed - "O som do silêncio"
- Chadwick
Boseman - "A voz suprema do blues"
- Anthony
Hopkins - "Meu pai"
- Gary
Oldman - "Mank"
- Steve
Yeun - "Minari"
*Melhor
direção
- Thomas
Vinterberg - "Druk - Mais uma rodada"
- David
Fincher - "Mank"
- Lee
Isaac Chung - "Minari"
- Chloé
Zhao - "Nomadland"
- Emerald
Fennell - "Bela vingança"
*Melhor atriz
coadjuvante
- Maria
Bakalova - "Borat: fita de cinema seguinte"
- Glenn
Close - "Era uma vez um sonho"
- Olivia
Colman - "Meu pai"
- Amanda
Seyfried - "Mank"
- Youn
Yuh-jung - "Minari"
*Melhor ator
coadjuvante
- Sacha
Baron Cohen - "Os 7 de Chicago"
- Daniel
Kaluuya - "Judas e o messias negro"
- Leslie
Odom Jr. - "Uma noite em Miami"
- Paul
Raci - "O som do silêncio"
- Lakeith
Stanfield - "Judas e o messias negro"
*Melhor filme
internacional
- "Druk
- Mais uma rodada" (Dinamarca)
- "Shaonian
de ni" (Hong Kong)
- "Collective"
(Romênia)
- "O
homem que vendeu sua pele" (Tunísia)
- "Quo
vadis, Aida?" (Bósnia e Herzegovina)
*Melhor
roteiro adaptado
- "Borat:
fita de cinema seguinte"
- "Meu
pai"
- "Nomadland"
- "Uma
noite em Miami"
- "O
tigre branco"
*Melhor
roteiro original
- "Judas
e o Messias negro"
- "Minari"
- "Bela
vingança"
- "O
som do silêncio"
- "Os
7 de Chicago"
*Melhor
figurino
- "Emma"
- "A
voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Mulan"
- "Pinóquio"
*Melhor
trilha sonora
- "Destacamento
blood"
- "Mank"
- "Minari"
- "Relatos
do mundo"
- "Soul"
*Melhor
animação
- "Dois
irmãos: Uma jornada fantástica"
- "A
caminho da lua"
- "Shaun,
o Carneiro: O Filme - A fazenda contra-ataca"
- "Soul"
- "Wolfwalkers"
*Melhor curta
de animação
- "Burrow"
- "Genius
Loci"
- "If
anything happens I love you"
- "Opera"
- "Yes
people"
*Melhor
curta-metragem em live action
- "Feeling
through"
- "The
letter room'"
- "The
present"
- '"Two
distant strangers"
- "White
Eye"
*Melhor
documentário
- "Collective"
- "Crip
camp"
- "The
mole agent"
- "My
octopus teacher"
- "Time"
*Melhor
documentário de curta-metragem
- "Collete"
- "A
concerto is a conversation"
- "Do
not split"
- "Hunger
ward"
- "A
love song for Natasha"
*Melhor som
- "Greyhound:
Na mira do inimigo"
- "Mank"
- "Relatos
do mundo"
- "Soul"
- "O
som do silêncio"
*Canção
original
- "Fight
for you" - "Judas e o messias negro"
- "Hear
my voice" - "Os 7 de Chicago"
- "Husa'vik"
- "Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars"
- "Io
sì" - "Rosa e Momo"
- "Speak
now" - "Uma noite em Miami"
*Maquiagem e
cabelo
- "Emma"
- "Era
uma vez um sonho"
- "A
voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Pinóquio"
*Efeitos
visuais
- "Problemas
monstruosos"
- "O
céu da meia-noite"
- "Mulan"
- "O
grande Ivan"
- "Tenet"
*Melhor
fotografia
- "Judas
e o messias negro"
- "Mank"
- "Relatos
do mundo"
- "Nomadland"
- "Os
7 de Chicago"
*Melhor
edição
- "Meu
pai"
- "Nomadland"
- "Bela
vingança"
- "O
som do silêncio"
- "Os
7 de Chicago"
*Melhor
design de produção
- "Meu
pai"
- "A
voz suprema do blues"
- "Mank"
- "Relatos
do mundo"
- "Tenet"
Nenhum comentário:
Postar um comentário