Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 26 de junho de 2021

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA GENTE DO CAMPO PRORROGADAS ATÉ DIA 4 DE JULHO

 

Publicada na edição deste sábado (26), no Diário Oficial do Estado, uma retificação do Edital FUERN/FUNCITERN/EMATER N° 001/2021 - Programa Gente do Campo -, que contém a prorrogação das inscrições para o dia 4 de julho,. Entre outras mudanças, a ampliação do limite do arquivo com a documentação do candidato para 8Mb, enviada no ato da inscrição. Veja mais aquiO processo seletivo do programa “Gente do Campo” é um convênio de cooperação técnica e científica entre a Emater-RN - com interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern). 

O edital será para seleção da equipe técnica para a Emater-RN, através de curso de formação em graduação ou pós-graduação.  O programa “Gente do Campo” possui 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior, num total de 125 técnicos. Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - lato sensu. O processo de formação será realizado pela Uern, com o acompanhamento da Funcitern, que também será responsável pelo processo de seleção.

Segundo a Emater-RN, o “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte. O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Os candidatos deverão escolher um local para atuação, podendo ser o escritório estadual da Emater-RN (Natal) ou um dos 28 Núcleos Estratégicos de ATER (NEAs) - João Câmara, Touros, Ceará Mirim, São Paulo do Potengi, Macaíba, Riachuelo, São José de Mipibu, Pedro Velho, Santo Antônio, Santa Cruz, Jaçanã, Lagoa Nova, Acari, Caicó, Jucurutu, Parelhas, Assu, Angicos, Carnaubais, Mossoró, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Messias Targino, Pau dos Ferros, São Miguel ou Major Sales. A área de atuação desses núcleos envolve 136 municípios do Rio Grande do Norte. 

Os candidatos poderão se inscrever aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário