Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 3 de julho de 2021

REVALIDA: DISPONÍVEL CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO DA 2ª ETAPA DO EXAME

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira, 1º de julho, o Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. Os médicos podem conferir o documento por meio do Sistema Revalida.

Para consulta e impressão do Cartão de Confirmação de Inscrição, o médico que participará da segunda etapa do Revalida 2020 precisa acessar o sistema do exame, com a senha e o login gerados no portal do Governo Federal (gov.br). No documento, constam as seguintes informações: número de inscrição, data, hora e local da prova. Também indica o atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, caso tenham sido solicitados, além de apresentar orientações relativas ao exame.

O Inep recomenda que o participante leve o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dois dias de aplicação do exame, que ocorrerá em 10 e 11 de julho, nas seguintes cidades brasileiras: Salvador (BA), Belém (PA), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), São Luís (MA), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES) e São Paulo (SP).

Horários – Os médicos que realizarão o exame serão divididos em dois grupos e farão as provas em dois períodos distintos. Nos dias do exame, os portões serão abertos às 13h, para o primeiro período, e fecharão às 14h. O início da aplicação do exame será às 14h10. A partir das 17h, os participantes que concluíram as provas já poderão sair do local.

Os portões para o grupo que fará a prova no segundo período serão abertos às 16h e fechados às 17h. A prova será aplicada às 17h10 e os participantes poderão sair logo que finalizarem o exame. Vale lembrar que a aplicação seguirá o horário de Brasília.

Documentação – Para a realização do Revalida 2020, é obrigatória a apresentação da via original do documento oficial de identificação com foto, nos dois dias de prova. São considerados documentos válidos para identificação do participante: Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a legislação; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; e Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997.

O participante que, no dia do exame, não portar a documentação exigida por motivo de extravio, perda, furto ou roubo poderá realizar as provas desde que apresente o boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias da aplicação do exame. Também deve se submeter à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

Segunda etapa – A segunda etapa do Revalida 2020 é constituída de prova de habilidades clínicas, voltadas para a avaliação das cinco grandes áreas do exercício profissional: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências do exercício profissional.

Para fazer a prova, o médico precisa ter sido aprovado na primeira etapa do exame — a última teve 2.403 aprovados —, além de ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no Brasil. Também deve possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderirem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

*Confira o edital de retificação da 2ª etapa do Revalida 2020  
Veja o edital da 2ª etapa do Revalida 2020
Acesse o Sistema RevalidaSaiba mais sobre o Revalida

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário