Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

BRASIL/RN: VEREADORES E PARLAMENTARES DO RN SE REÚNEM NA SEDE DA CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) abriu as portas de sua sede na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, para receber vereadores e prefeitos do Rio Grande do Norte. Os representantes do Legislativo municipal potiguares agendaram o evento na Casa dos Municípios em Brasília para debater a pauta regional. Parlamentares federais da bancada marcaram presença no encontro. O deputado Benes Leocádio (Republicanos) agradeceu ao presidente Paulo Ziulkoski e à diretoria da CNM pelo acolhimento e sinalizou que o movimento inclui prefeitos e vereadores. “Prefeito não administra, não trabalha se não tiver essa integração entre o Legislativo e o Executivo”, destacou o deputado municipalista, que já fez parte da diretoria da Confederação.

Em nome do movimento, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Anteomar Pereira da Silva — Babá —, também falou da importância de os vereadores conhecerem a sede da CNM, que representa os avanços conquistados ao longo de 40 décadas. “Aqui já foram travadas muitas batalhas que chegam aos Municípios, e beneficiam também as Câmaras de Vereadores”, lembrou. Como exemplo, Babá citou os aumentos de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os aumentos de repasses aos legislativos locais, como consequência. O presidente da Femurn reforçou ainda que o vereador é a base política, pois, antes de chegar aos prefeitos, as pessoas procuram os vereadores. 

Neste mesmo entendimento, o deputado Beto Rosado (PP) reforçou a importância dos vereadores em Brasília. “Brasília é o centro político e aqui estão todos os recursos arrecadados”, lembrou ao reforçar que os representantes locais são aqueles que apresentam as demandas da população brasileira ao parlamento federal. O deputado Rafael Mota (PSB) parafraseou chamando-os “carregadores de piano da República”. Segundo ele, são os agentes políticos mais importantes do Brasil por estarem mais próximos das pessoas.

Fortalecimento das Câmaras
Mota disse que a base parlamentar do Rio Grande do Norte “está imbuída do mesmo sentimento de fortalecer as Câmaras de Vereadores e os Municípios brasileiros”. Ele inclusive falou do projeto de aprovação de piso de categorias, que é justo, mas não se pode sobrecarregar os Municípios. Logo será necessário ter maior ajuda da União.

Por videoconferência, a senadora Zenaide Maia (Pros) saudou os vereadores participantes do encontro. Ela disse gostar de ouvir as reivindicações dos representantes locais e vota sempre a favor dos Entes municipais, onde as pessoas moram. “O vereador é um representante do povo, e nós merecemos ter, aqui no Congresso, esse olhar diferenciado”, declarou.

Mulheres
“Há a necessidade de aumentar a representatividade [feminina] no Legislativo e no Executivo também”, alertou a deputada Carla Dickson (Pros). Ao participar do evento na CNM, a parlamentar falou de sua atuação para promover espaços voltados às mulheres vítimas de violência. Ela sugere a criação de procuradoria da Mulher nas Câmaras de Vereadores para acolher essas mulheres e fornecer cursos de empreendedorismo para elas poderem ter uma perspectiva de sustento.

Carla enalteceu o fato de Mossoró ser recordista em eleição de mulheres. Mas o Estado carrega a triste marca de ser o 4º que mais mata mulheres. No mesmo contexto, a presidente da União de Vereadores do Rio Grande do Norte (Uvern) e vereadora mossoroense, Larissa Rosado, falou dos desafios de ser mulher na política. Ela destacou o movimento de integração entre a CNM e as associações de vereadores do Estado.

Por Raquel Montalvão/Foto: Ag. CNM/Agência CNM de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário