Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 17 de agosto de 2021

GOVERNO DO RN INICIA FORMAÇÃO DE 150 NOVOS BOMBEIROS MILITARES

 

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou nesta terça-feira, 17, o curso de formação de 150 novos bombeiros. A aula inaugural do Curso de Formação de Praças 2021 (CFP/BM) aconteceu no Centro de Convenções com presença da governadora professora Fátima Bezerra. "Há nove anos o Corpo de Bombeiros não incorporava pessoal. Ao assumirmos a gestão em 2019 adotamos como uma das prioridades a segurança pública. Hoje estamos iniciando a formação de 150 alunos-soldado e no próximo ano vamos formar mais 150", afirmou a governadora. Além desta turma, o CBM tem 20 alunos-oficiais em treinamento nos estados da Paraíba e Minas Gerais. "É emocionante estar aqui na condição de governadora neste momento emblemático na vida de vocês. Sei que não foi fácil chegar até aqui. O Corpo de Bombeiros é uma instituição estratégica e muito querida pela sociedade. Integra o sistema de segurança do Estado e tem o importante papel de proteger as pessoas e promover mais segurança e paz ao RN. Zelem pelo CBM", disse a chefe do Executivo.

A turma é composta por 134 homens e 16 mulheres, que se submeteram a concurso público realizado em 2017, que durante 10 meses terão 1.900 horas-aula de treinamento e capacitação. Eles terão aulas de combate a incêndio, salvamento terrestre, aquático, veicular, em altura, busca, resgate e salvamento, atendimento pré-hospitalar, sistema de combate a incêndio e pânico, legislação, treinamento físico militar, defesa civil. Comandante do CBM, coronel Luiz Monteiro, reforçou as palavras da Governadora: vocês são os futuros soldados do fogo. São 150 guerreiros e guerreiras que serão formados para proteger a vida e o meio ambiente. Serão forjados pelo treinamento e pela doutrina bombeirista para defender a sociedade norte-rio-grandense. Esta é a nossa razão de existir. Esta é a maior turma de praças na história do CBM RN que existe há 104 anos".

*OUTRAS AÇÕES DO GOVERNO JUNTO AO CBMRN
- Formatura dos alunos soldados em 2019, que são do mesmo concurso público de 2017, e incorporação de 90 novos bombeiros.

- Promoções de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros - 513. A corporação tem efetivo de 660 militares.

- Promoção de 11 aspirantes a tenente do Corpo de Bombeiros.

- Inauguração do Quartel do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Amarante, em outubro de 2019.

- Nova sede do Programa Social Bombeiro Mirim, em espaço moderno e amplo, localizado na Escola Tiradentes.

- Aquisição de dois cães - que estão em treinamento - para atuar em ocorrências de resgate e salvamento.

- Entrega de seis novas viaturas de salvamento, tipo L-200, mediante convênio entre o Governo do Estado e SENASP.

- Inauguração do Parque Aquático Sargento Ivan Ferreira da Silva, com piscina semiolímpica para treinamentos.

- Construção iniciada de dois novos postos guarda-vidas na Praia do Meio (Natal) e na Praia de Búzios (Nísia Floresta).

-  Entrega de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros. O investimento de mais de R$ 2,6 milhões, recursos próprios (arrecadação) e do Governo Cidadão, via empréstimo com o Banco Mundial.

- Quatro novas viaturas de combate a incêndio e 514 equipamentos de combate a incêndio urbano e florestal. O valor total investido nas viaturas e equipamentos foi de quase R$ 3,4 milhões, contando com convênios e recursos estaduais.

- Padronização do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte com novo uniforme. Além da identidade visual, o uniforme traz segurança em operações noturnas. A mudança está ocorrendo em diversas corporações bombeiro militar que estão aderindo o laranja como cor padrão de serviço, já que essa também é a cor universal de salvamento.

- Manutenção no Auto Plataforma Aérea (APA), viatura com equipamento primordial que serve para controlar incêndios em locais mais altos e auxilia também em ocorrências de salvamento em altura. Em junho, o Governo do RN entregou o APA, que passou por uma manutenção depois de um longo período desativado.

- Instalação do Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros (SAT) integrado ao Junta +Fácil RN em Pau dos Ferros para atender a região.

- Na atual gestão o Corpo de Bombeiros tem a segunda mulher a comandar uma unidade. A tenente Fernanda Torres assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Caicó. A primeira mulher comandante foi a Capitã Denise Bezerra, hoje tenente-coronel, à frente do Primeiro Grupamento de Bombeiros, que atende toda a região metropolitana de Natal.

- Bombeiros Militares estão atuando diretamente na logística das entregas das vacinas contra a Covid-19.

- No primeiro semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte realizou 127 salvamentos em praias da Região Metropolitana de Natal. Além disso, os guarda-vidas fizeram mais de 25 mil orientações e advertências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário