Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 23 de outubro de 2021

MUNICÍPIO DO RN RECEBERÁ A INSTALAÇÃO DE 60 CISTERNAS EM AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL

 

Na cidade de São Tomé, onde cumpriu agenda nesta sexta-feira (22), o ministro Rogério Marinho também anunciou a instalação de 60 cisternas que vão beneficiar famílias da região. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo Federal para reduzir a dependência de carros-pipa e emancipar as cidades do semiárido.

Apenas no Rio Grande do Norte, a Codevasf é responsável pela instalação de 462 cisternas em sete cidades: Luís Gomes (136), Jaçanã (76), José da Penha (69), Santa Cruz (64), São Tomé (62), Monte das Gameleiras (30) e Coronel Ezequiel (25). "A chegada dessa cisterna vai melhorar muito a minha vida porque antes a gente não tinha onde armazenar a água da chuva", contou a agricultora Josineide da Silva (foto à esquerda), moradora da comunidade quilombola Gameleira, em São Tomé, na região do Agreste potiguar.

Também agricultora, Maria das Vitórias Barbosa foi outra beneficiada com a cisterna. "Estou muito feliz porque uma coisa dessas é enviada por Deus. A gente jamais teria condição de construir uma cisterna. A vida da gente vai mudar completamente. Quando chove, a gente não tinha onde guardar a água", destacou.

Revitalização da Lagoa do Bonfim
O ministro Rogério Marinho também anunciou o edital de licitação do projeto de revitalização da Lagoa do Bonfim, considerada um cartão postal na cidade de Nísia Floresta. Por meio da Codevasf, serão investidos R$ 2 milhões em recursos da União para a elaboração de estudos e projetos necessários para as ações de revitalização e a implantação de estruturas para eliminar o foco poluidor da Lagoa, que, atualmente, recebe esgoto in naturaO curso d’água abastece o Sistema Adutor Agreste Trairi Potengi, que atende mais de 220 mil pessoas. A revitalização da área tornará possível também a realização de atividades náuticas e turísticas no local.

Jornada das Águas
Criada pelo MDR, a Jornada das Águas visa reforçar o compromisso do Governo Federal de levar água a quem mais precisa. O trajeto começou no dia 18 de outubro, em São Roque de Minas (MG), e vai passar pela região do semiárido nordestino. Nas agendas, promovidas até o dia 28 de outubro, serão realizados anúncios e entregas de obras de infraestrutura, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como brasileiro se relaciona com a água. “Não existe desenvolvimento econômico sem água. Ela é o principal insumo estratégico do Brasil. Está nos alimentos que exportamos, na energia, na indústria, na saúde... Sem ela não há vida. É por isso que o governo do presidente Jair Bolsonaro vem atuando para garantir que a água chegue às pessoas, mas também para que ela seja preservada e continue disponível para as próximas gerações”, explica o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

*CONFIRA AS PRÓXIMAS AGENDAS DA JORNADA

23/10 – RIO GRANDE DO NORTE
• Anúncio de instalação de transformador na subestação de João Pessoa II

25/10 – PIAUÍ
• Lançamento do Plano de Ação Estratégica para a bacia hidrográfica do Rio São Francisco e área de influência do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) e do Rio Parnaíba
• Programa Águas Brasileiras – Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascente na Bacia do Parnaíba
• Retomada das obras do projeto de Irrigação Marrecas

26/10 – MARANHÃO
• Lançamento do edital dos estudos para a implantação da integração de Bacias do Piauí/Maranhão e demais estados do Nordeste

*27/10 – ALAGOAS
• Canal do Sertão Alagoano – Assinatura de OS de 3 subsistemas do Canal e entrega do subsistema Água Branca
• Apresentação do Fundo de Revitalização de Bacias – recursos Lei da Eletrobras

• Anúncio do Fundo de Estruturação de projetos – criado pela MP 1.052

*28/10 – SERGIPE
• Anúncio do Novo Marco Hídrico
• Canal do Xingó – Apresentação do projeto

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário