Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 3 de outubro de 2021

SUSPENSO! PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A SER OBRIGATÓRIA SOMENTE EM 2022

 

Foi suspenso durante a sessão no Congresso Nacional o veto do presidente Jair Bolsonaro que estabeleceu o retorno obrigatório da prova de vida do INSS até o final de 2021. Isso significa que o calendário vigente de comprovação de vida não está mais válido, e os segurados não devem se preocupar em fazer o procedimento durante os próximos meses. A prova de vida do INSS foi suspensa ainda no ano passado, em meados do mês de março, devido a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil.

Atendimentos presenciais foram cancelados devido a pandemia O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu suspender os atendimentos presenciais e fechar as portas por tempo indeterminado quando começou a encarar o desconhecido e a incerteza sobre o enfrentamento da atual crise sanitária. Esta medida foi tomada com o objetivo de preservar a segurança e a saúde dos servidores e dos segurados da autarquia. E assim foi definida a situação do INSS por meses, nos quais os serviços foram concentrados na plataforma Meu INSS e na Central de Atendimento 135.

A obrigatoriedade da prova de vida do INSS foi retomada somente neste ano, sob o risco de ter o benefício cancelado. Apesar do retorno destas exigências, parlamentares continuaram com a proposta de uma nova suspensão da prova de vida do INSS, mediante a justificativa de que não seria justo ameaçar o corte do benefício enquanto os idosos colocam a saúde em risco. É importante destacar que o público-alvo do INSS faz parte do grupo de risco do novo coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário