Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

CONGRESSO ESTADUAL DO SINTE/RN ACONTECE DE 10 A 12 DE DEZEMBRO


No ano do centenário de Paulo Freire e com a educação sob ataque constante no Governo Bolsonaro, o SINTE/RN realiza o XVI Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN. O evento acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro e vai reunir profissionais da Educação oriundos de diversos municípios potiguares no Mardunas Centro de Eventos, em Nísia Floresta. Na ocasião, a categoria vai debater temas como: política educacional; política sindical; e políticas afirmativas, direcionadas aos direitos humanos,  diversidade, justiça social e inclusão.

Realizado a cada quatro anos, o Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN é a maior instância do SINTE. O evento discute e aprova mudanças estatutárias importantes que terão validade por um quadriênio (2022 a 2025). Na edição de 2021, ano em que Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira e do Sindicato, completaria 100 anos, o Congresso homenageia os professores José Teixeira da Silva, João Campos e Olavo Ataíde – companheiros de luta falecidos recentemente –, e traz como tema “Não é crise, é um projeto de classe: o mundo não é, o mundo está sendo”.

Entre os conferencistas do Evento estão o professor Heleno Araújo Filho, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e a professora Fátima Silva, Secretaria Geral da CNTE e Vice-Presidenta da Internacional de Educação da América Latina (IEAL). Participam do Congresso delegados/as eleitos pela categoria e convidados/as. Para acesso ao evento, o SINTE exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 e sugere que os/as participantes realizem testagem prévia para a doença. O uso de máscara durante as atividades do Congresso é obrigatório.

*PROGRAMAÇÃO
*DIA 10/12/2021 (Sexta-feira)
10h às 18h – Acolhida e credenciamento de delegadas/os e suplentes autorizadas/os.
12h – Almoço
14h – Momento cultural | Grupo Fuxico de Feira
14h30 – Homenagens (José Teixeira, Olavo Ataíde, João Campos e Paulo Freire)
15h – Mesa de Abertura do XVI Congresso Estadual dos/as Trabalhadores/as em Educação Pública do RN.
16h – Leitura e aprovação do Regimento
17h – Mesa de Conjuntura, Exposição e Debate – O Ultraliberalismo: Reformas, Crise Socioeconômica e as consequências para os/as Trabalhadores/as.
19h – Apresentação das Resoluções e eleição da Resolução Guia.
20h – Jantar

*DIA 11/12/2021 (Sábado)
8h – Instalação de Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas das Regionais, Núcleos e Sede Estadual do SINTE/RN, relativas aos anos de 2020 e 2021.
10h – Atividade cultural | Carimbó (Grupo de dança de aposentados/as do SINTE/RN)                                      
10h30 às 15h20 – Mesas Temáticas
10h30 – Mesa 01 | Política Educacional: Não à educação de mercado, das elites e da direita: Trabalhadores/as na trilha por uma educação pública, gratuita, democrática e emancipatória.
11h40 – Mesa 02 | Política Sindical: Retrocessos e Perspectivas no movimento sindical na atual conjuntura.
12h40 – Almoço
14h20 – Mesa 03 | Políticas Permanentes (afirmativas): O projeto ideológico conservador e a resistência das minorias: Direitos Humanos, Diversidade, Justiça social e Inclusão.
15h20 – Trabalhos de grupos:

  • Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual
  • Política Educacional
  • Política Sindical
  • Políticas Permanentes
  • Planos de Lutas e Balanço
  • Estatuto do SINTE/RN

18h20 – Jantar
20h – Confraternização                                      

*DIA 12/12/2021 (Domingo)
9h às 12h30 – Plenárias deliberativas (resoluções, emendas e moções)
12h30 às 13h – Encerramento
13h – Almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário