Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 15 de janeiro de 2022

NATAL/RN: DODORA CARDOSO E GRUPO TORNADO DO SAMBA FAZEM SHOW NESTE SÁBADO (15)

Natalense de registro e caicoense de coração, Maria Auxiliadora Cardoso, mais conhecida como Dodora Cardoso, atua na cena musical potiguar há 43 anos. Antes de se tornar a “dama do samba” local, passou por variados palcos e gêneros musicais. Desde a infância ela já se interessava pelo mundo da música, principalmente por conta da influência do pai, o Sargento Omar, que era músico, poeta e repentista, além de sua mãe Ritinha de Omar, que cantava no coral da Igreja de Sant’Ana, em Caicó. A cantora também morou um período com os pais no Rio de Janeiro, onde participava de shows na escola e apresentações para sua família. Foram oito anos no Rio, até que com a morte do seu pai, sua mãe decide voltar para Caicó. Através de um concurso intitulado “A mais bela voz de Caicó”, do qual sai vencedora, Dodora é descoberta pela cena musical seridoense, e  conhece as bandas de baile, que se tornarão sua vida musical durante bastante tempo. 

Durante esse período da carreira, através de muitas viagens e apresentações, ela  conhece várias cidades no Nordeste, tendo que retardar sua ascensão em virtude de problemas familiares. Nos bailes, a cantora esteve dos anos 70 até os 90. Dodora já teve a oportunidade de realizar a abertura dos shows de grandes nomes da música nacional, a exemplo de Martinho da Vila, Toni Garrido, Fafá de Belém e Benito de Paula. Além disso, vem se destacando com suas participações em musicaiA cantora tem sete CDs gravados até o momento. Em suas apresentações, mescla versões para artistas que a influenciaram, junto a músicas de seu repertório autoral, entre elas, “Nem o tempo apagará”, “Pedindo perdão”, “Meu guerreiro”, “Quem manda aqui sou eu”, “Siga seu caminho”, “Casa de Mãe Joana”, “Beco da Lama”, e “Overdose de samba”. 

O Samba no Mercado é uma realização da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN (APCA/RN), com patrocínio da Prefeitura do Natal, e acontece nos mercados públicos dos bairros de Petrópolis, Rocas e Alecrim. A primeira edição do projeto em 2022 ocorreu no último dia oito de janeiro no Mercado das Rocas, com as apresentações do cantor Berthone Oliveira e o grupo Soanata. A terceira edição do projeto este ano está prevista para ocorrer no próximo dia 22 de janeiro, no Mercado de Petrópolis, com os grupos Berço do Samba e D’breque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário