Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 17 de abril de 2022

BRASIL: MORRE O GENERAL NEWTON CRUZ, 97 ANOS, PERSONAGEM RELEVANTE DA DITADURA

 

O general Newton Cruz, conhecido por sua atuação durante a ditadura militar instalada em 1964, morreu aos 97 anos, no Rio de Janeiro, na noite dessa sexta-feira (15/4). Ele será cremado neste domingo (17/4), no crematório da Penitência, no cemitério do Caju, zona norte da cidade.

Um familiar, que pediu para não ter o nome divulgado, disse ao Metrópoles que o general tinha problemas pulmonares, e ficou internado por 15 dias no Hospital Central do Exército. Cruz era viúvo e deixa quatro filhos e 11 netos. “Ele era um guerreiro para nós. A família está muito abalada. Só queremos respeito e honra”, salientou o parente.

Repressão
Newton Cruz foi general do Exército Brasileiro e teve atuação na ditadura militar no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Ele foi chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão que monitorava e espionava opositores do regime, munindo os militares de informações confidenciais.

Crus foi acusado pela morte do jornalista Alexandre von Baumgarten. Na época, negou seu envolvimento, disse que recebeu informações sobre a identidade do responsável pelo assassinato, mas se negou a revelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário