Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 19 de maio de 2022

BRASIL: EXÉRCITO DIVULGA EDITAIS DE CONCURSOS PÚBLICOS COM 165 VAGAS; VEJA

 

O Exército Brasileiro divulgou editais dos concursos EsFCEx e EsSex. A oferta é de 165 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), nas Escolas de Formação Complementar (EsFCEx) e de Saúde (EsSEx), além de capelães militares. As vagas são para nível superior e as inscrições começam no dia 14 de junho, no valor de R$ 150. Ao todo, serão 120 vagas para o Serviço de Saúde, 40 vagas para o Quadro Complementar de Oficiais do Exército e cinco vagas para Serviço de Assistência Religiosa. O concurso EsSex traz as 120 vagas voltadas para a área da Saúde. Dessas, as chances são voltadas para médicos (107) de diversas áreas, além de farmacêuticos (oito) e dentistas (cinco).

Já no concurso EsFCEx, são 45 vagas, sendo 40 para o quadro complementar de oficias do Exército, em diversas áreas. Administração (quatro vagas); Ciências Contábeis (duas); Direito (duas); Enfermagem (seis); Estatística (uma); Informática (três); Magistério Espanhol (uma); Magistério Física (duas); Magistério Geografia (três); Magistério História (três); Magistério Inglês (três); Magistério Matemática (duas); Magistério Português (três); Magistério Química (três); Psicologia (uma); e Veterinária (uma). Para capelão, há cinco vagas em disputa, sendo elas para pastor católico romano (quatro); e pastor evangélico (uma). Para concorrer, os candidatos precisam ter nível superior completo na área de interesse. Para os candidatos do EsFCEx, das áreas de Medicina sem especialidade, Odontologia e Farmácia, será preciso ter, no máximo, 32 anos de idade completados até 31 de dezembro do ano da matrícula. 

Para os cargos de Medicina com especialidade, é preciso ter, no máximo, 34 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. Os concursos também contam com altura mínima e máxima, sendo preciso ter, pelo menos 1,60m (sexo masculino) e 1,55m (sexo feminino). Tanto a Escola de Saúde do Exército (EsSEx) quanto a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) fazem parte da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx), com sede em Salvador (BA). Ambos os concursos do Exército possuem o mesmo calendário de inscrição. O prazo será aberto às 10h do dia 14 de junho e ficarão disponíveis até as 15h do dia 5 de agosto, pela internet. Para se candidatar, pasta acessar o site da própria EsFCEx  e preencher o formulário de inscrição. A confirmação da inscrição será após o pagamento da taxa, no valor de R$150.

Etapas 
Candidatos dos concursos EsFCEx e EsSEx serão avaliados através de várias etapas de seleção. A primeira fase de ambos serão os exames intelectuais (prova objetiva), que está marcado para o dia 11 de setembro. Para os cargos da área da Saúde, a avaliação terá 60 questões. Os concorrentes às especialidades de Medicina responderão a 20 perguntas de Conhecimentos Gerais sobre assuntos básicos da área. Já quem concorrer para o cargo de dentista realizará 20 questões de assuntos básicos de Odontologia, enquanto candidatos da área de Farmácia responderão 20 itens de assuntos básicos da área e legislação específica. As demais 40 questões serão de Conhecimentos Específicos. 

Na EsFCEx serão 60 questões de Língua Portuguesa (oito); História do Brasil (seis); Geografia do Brasil (seis); e Conhecimentos Específicos (40). Em seguida, os aprovados vão sendo convocados para as próximas etapas, que são verificação documental preliminar, Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física; Avaliação Psicológica e revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula. Por último, ocorre o curso de formação profissional.

*Confira edital aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário