Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 25 de maio de 2022

GOVERNADOR DINARTE MARIZ: TCE/RN HOMENAGEIA DEZ PERSONALIDADES COM MEDALHA DO MÉRITO EM JUNHO

 

O Tribunal de Contas do Estado entregará, no próximo dia 10 de junho, a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, comenda designada pelo TCE para homenagear personalidades que, ao longo de sua existência e atuação profissional, prestaram relevante contribuição ao desenvolvimento da sociedade, mediante realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico. Serão 10 agraciados. A cerimônia volta a ocorrer após duas edições canceladas – 2020 e 2021 – em razão da pandemia de covid-19. Por esse motivo, o evento será realizado excepcionalmente no mês de junho. Pela primeira vez, também, será temático: todos os agraciados são profissionais de saúde, uma homenagem aos que atuaram na linha de frente do enfrentamento da doença.

Na ocasião, também haverá o lançamento da 24ª edição da Revista do TCE, que este ano terá como tema, a exemplo da cerimônia de entrega das medalhas, uma homenagem aos profissionais de saúde que atuaram no enfrentamento da pandemia de covid-19. A medalha será entregue em sessão solene a ser realizada no Plenário do TCE a partir das 10h. A solenidade será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, que foi escolhido também para fazer a saudação aos agraciados. Caberá ao médico Kleber Luz fazer o discurso de agradecimento em nome dos homenageados. Instituída em 2003, a concessão anual da medalha do mérito transformou-se em um evento tradicional na cidade. A escolha de Dinarte Mariz para nomear a comenda deve-se ao fato de ele ter dedicado a maior parte de sua vida à atividade política, transformando os cargos públicos que exerceu em instrumentos de defesa dos interesses coletivos e de promoção do bem-estar do povo que representou, especialmente como Governador do Estado e como membro do Congresso Nacional.

*Veja quem são os homenageados:

Antônio Francisco de Araújo – É médico do Hospital Giselda Trigueiro, no setor de IST/AIDS e Hepatites Virais, unidade da qual foi diretor por três mandatos, e do Ministério da Saúde no RN, onde exerceu o cargo de superintendente. Tutor da UnP em Práticas Médicas; foi secretário adjunto de Saúde de Estado, presidente da Unimed dois mandatos, professor colaborador da UFRN e diretor clínico da Fundação Monsenhor Walfredo Gurgel.

Bernardo Américo Miranda Rosado de Sá - É formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Cardiologia. Fundou o Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, no ano de 1991, atualmente referência no oeste potiguar. Também é sócio-fundador da Unicardio - emergência cardiológica de Mossoró e da Policlínica Médica de Assú. 

Fernando Antônio Brandão Suassuna – É graduado em Medicina pela UFRN e Mestre pela UFPE. Tem título de Especialista em Infectologia e Alergologia conferidos, respectivamente, pela SBI e ASBAI. Exerceu vários cargos na UFRN, dentre os quais coordenador de curso de graduação em Medicina e de Residência Médica em Infectologia, além de chefe do Departamento de Infectologia. Aposentado da instituição, desenvolveu atividades ligadas ao Ensino Médio em várias instituições particulares locais, além de atividades médicas no serviço público estadual. Foi coordenador do curso de Medicina da UnP no período de 2009 a 2019 e atualmente atua na clínica privada Dr. Fernando Suassuna.

Jessica Gonçalves Pinto Costa da Silva – Formada em Medicina pela Famene, na Paraíba, tem residência em Pediatria e Neurologia Pediátrica, tendo se especializado em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência. Tem ainda curso na área do Transtorno do Espectro Autista pela CBI of Miami

Kleber Giovanni Luz – Possui graduação em Medicina pela UFRN, Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP. É professor associado III da UFRN, além de consultor internacional da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) para Arboviroses, com sede em Washington. Também é membro do Technical Advisory Group on Arbovirus, da Organização Mundial da Saúde, e tem experiência na área de doenças tropicais, atuando principalmente nos campos das doenças infecciosas e parasitárias, sepse, infecção hospitalar, arboviroses, hepatites virais e infecção pelo htlv 1 e 2.

Marcos Dias Leão – Possui graduação e doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É médico e professor da UFRN, médico do Hospital do Coração de Natal e sócio-diretor médico da Oncoclínica São Marcos e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em onco/hematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome hellp, gestação de alto risco, hipertensão gestacional, rotura hepática e trombocitopenia.

Marcos Francisco de Assis Fulco - Graduado em Medicina pela UFRN em 1967, lecionou na academia por décadas e agora exerce a docência através da UnP, valorizando terapias complementares e o poder dos fitoterápicos. Proprietário da Clínica de Olhos homônima, onde faz atendimento oftalmológico, também é especialista em Psicanálise Clínica, além de participar do programa Saúde é Tudo, da TV União de Natal.

Ney Marques Fonseca - Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ajudou a implantar o programa de residência médica. Também foi médico do INAMPS e participou da fundação de várias entidades e unidades hospitalares no Estado, como Papi, Ami, Hospital Santa Helena, Hospital e Maternidade Promater e Clínica Espaço Pediatria, onde atua hoje. Recebeu diversas homenagens e assinou várias publicações científicas e documentos técnicos.

Robinson Dias de Medeiros – Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia, é professor do quadro permanente da UFRN desde o ano de 1996. Desde 2020, atua como presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Violência Sexual e Interrupção Gestacional prevista em lei da Federação Brasileira, e também ocupa o mesmo cargo na SOGORN. Membro do Conselho de Administração da Unimed Natal, é conselheiro vogal desde 2017.

Thomas Matheus da Silva Lopes – Bacharel enfermeiro com formação pela UFRN, também é pós-graduado em Enfermagem Clínica e pós-graduando em Terapia Intensiva. Além de membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Urgência, Emergência e Terapia Intensivas (NEPET/CNPQ/UFRN), apresentou o 2º melhor trabalho no Congresso Nordestino de Enfermagem em cuidados intensivos (Coneci - 2018): “assistência de enfermagem nos cuidados paliativos na pediatria”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário