Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 5 de maio de 2022

GOVERNO FEDERAL ENTREGA TRECHO DE OBRA DA VERTENTE LITORÂNEA DA PARAÍBA

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entrega, nesta quinta-feira (5), as obras do lote 1 da Vertente Litorânea da Paraíba. O evento ocorrerá na cidade de Itatuba e contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro Daniel Ferreira.  “A água é o fio condutor de todas as ações aqui do Ministério do Desenvolvimento Regional. Água no seu conceito básico significa vida, significa fomentar as cadeias produtivas, significa geração de emprego, significa desenvolvimento e, para o semiárido nordestino, significa reduzir a dependência do carro pipa e emancipar a população”, destaca o ministro Daniel Ferreira.

A Vertente Litorânea é um sistema adutor com 130,63 quilômetros de extensão, constituído por 15 segmentos de canais com seção trapezoidal; cinco trechos em sifões invertidos, em tubulações de aço, que cruzam vales de rios e córregos; e sete aquedutos. A infraestrutura tem por finalidade integrar bacias hidrográficas da Paraíba com as águas do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, visando atender demandas prioritárias do consumo humano e do uso industrial, bem como os projetos de irrigação a serem implementados. 

Os investimentos totais estão orçados em R$ 1,41 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão do Governo Federal e o restante de contrapartida do estado. Serão beneficiados diretamente os seguintes municípios da mesorregião do Agreste paraibano: Itatuba, Mogeiro, Itabaiana, São José dos Ramos, Sobrado, Riachão do Poço, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima. De forma indireta, serão 39 cidades beneficiadas, com um total de 680 mil pessoas.

Eixo Leste 
O Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 217 quilômetros de extensão, está em operação desde 2017 e abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 cidades de Pernambuco e da Paraíba. Conta com seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma galeria e 12 reservatórios que estão em pré-operação – fase de verificação dessas estruturas e dos equipamentos eletromecânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário