Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 28 de junho de 2022

EDUCAÇÃO BÁSICA/BRASIL: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA PARA PROFESSORES INCENTIVA ESTUDANTES BRASILEIROS

 

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação disponibiliza a formação “Educação Empreendedora” para docentes, resultado da parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), por meio de Acordo de Cooperação Técnica. O objetivo é proporcionar aos professores aperfeiçoamento pedagógico voltado para a cultura empreendedora no país. Promover a formação de docentes da Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica, tratando o empreendedorismo como projeto de vida e mundo do trabalho, são importantes na implementação do Novo Ensino Médio. Professores dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos também são contemplados na formação que visa atender, em três anos, 540 mil docentes das redes públicas de ensino.

Alexandre Anselmo Guilherme, coordenador-geral de Formação de Professores da Educação Básica, destaca que o eixo Empreendedorismo encontra-se contemplado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “A Formação em Educação Empreendedora prepara os docentes para que, através das temáticas relacionadas ao tema, os estudantes possam ser estimulados na criação de empreendimentos e inovações, que ajudam os jovens, entre outros pontos, em suas trajetórias profissionais e pessoais”, enfatiza o coordenador-geral.

De acordo com Renato Brito, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação Básica, os professores conseguem prestar esse auxílio ao se depararem com a disponibilidade de metodologias direcionadas para a formação em educação empreendedora, em uma fase tão relevante, com esta, que é a da definição profissional dos estudantes. “Os alunos ao se aproximarem da etapa de escolhas sobre profissão e carreira podem, e devem, pensar no tema empreendedorismo como uma possível trajetória de vida, e contar com o corpo docente qualificado neste conhecimento, agrega a vida acadêmica do jovem”, destaca. 

Os cursos da parceria entre MEC e Sebrae estão disponíveis de forma gratuita no link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/educacaoempreendedora/parceriamec e contam com certificação digital.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário