Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 21 de julho de 2022

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO: PUBLICADO EDITAL DO CELPE-BRAS 2022

 

A edição de 2022 do exame para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com aplicação de provas escrita e oral, em postos localizados no Brasil e no exterior. O exame é destinado a estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa na variante brasileira. O Edital n.º 60/2022 referente às diretrizes, aos procedimentos e aos prazos do Celpe-Bras 2022 foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 19 de julho.

Os interessados em fazer o exame devem se inscrever no período de 26 de julho a 6 de agosto, pelo Sistema Celpe-Bras. No momento da inscrição, o participante deve indicar o país e o posto que pretende realizar as provas, informar número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição e indicar sua data de nascimento. Além disso, também deve fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos. A relação dos postos aplicadores que aderiram ao Celpe-Bras 2022 e o limite de inscritos por local de prova estão disponíveis no sistema do exame e no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atendimento – Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação no momento da inscrição. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a necessidade.

O Inep oferece atendimento especializado para participante com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 12 de agosto, por meio do Sistema Celpe-Bras.

Confira o edital do Celpe-Bras 2022
Saiba mais sobre o Celpe-Bras
Acesse o Sistema Celpe-Bras

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do Inep

Nenhum comentário:

Postar um comentário