Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 16 de outubro de 2022

BRASIL/DESTAQUES: GOVERNO PRORROGA PRAZO DE ATUALIZAÇÃO DE DADOS NO CADÚNICO

 

O Ministério da Cidadania decidiu prorrogar mais uma vez o prazo para atualizar as informações do Cadastro Único (CadÚnico). A data máxima para a atualização dos dados era esta sexta-feira, dia 14. Agora, o cidadão terá mais 30 dias para atualizar as informações. A proximidade do final do prazo para atualizar as informações vem gerando filas e confusão pelo país. A inscrição no CadÚnico é um dos critérios para a concessão de benefícios de programas sociais do governo federal às famílias de baixa renda, como o Auxílio Brasil.

Os processos estão em andamento desde fevereiro e englobam 8 milhões de famílias, de acordo com o governo. A atualização dos dados é voltada para beneficiários do Auxílio Brasil. A revisão cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Já a averiguação cadastral verifica as informações do CadÚnico a partir de informações contidas em outros registros administrativos federais. Se forem identificadas inconsistências após o cruzamento de dados, a família deve comprovar que segue cumprindo os critérios de elegibilidade ao Auxílio Brasil.

Na quinta-feira (13/10), centenas de brasileiros voltaram a enfrentar longas filas nos postos do Cadastro Único para tentar atualizar ou cadastrar suas informações na base de dados do governo. Quem tem dados desatualizados recebeu aviso via aplicativo que precisava corrigir as informações até, sob risco de perder o benefício. Por isso, nos últimos dias, há enormes filas para atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de várias cidades.

Está é mais uma vez que a atualização de dados é prorrogada. Isso já havia sido feito em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário