Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

ANESTESISTAS SUSPENDEM ATENDIMENTOS PELO SUS NO RN NESTA QUINTA (15)

 
Vinícius Luz, presidente da Coopanest

Os anestesiologistas que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) informaram por meio de nota que, nesta quinta-feira (15), irão suspender os atendimentos nos hospitais e clínicas do Rio Grande do Norte. A cooperativa dos profissionais afirma que acumula uma dívida, que chegará aos R$ 4 milhões de reais no próximo dia 25, em decorrência do atraso nos pagamentos do Governo do RN e da Prefeitura do Natal. 

Informa ainda que parte desse atraso remete à parcela do mês de janeiro de 2022, fruto do acordo intermediado com os prestadores de serviço na época. "Desde o início de dezembro que a Coopanest tenta, sem sucesso, uma solução junto às secretarias estadual e municipal de Saúde. Em novembro, a pedido da cooperativa, foi realizada uma reunião com a participação do Ministério Público e dos representastes do poder público para mostrar a gravidade da situação diante de tantos atrasos. Depois disso, não houve avanços", informou a nota.

A cooperativa declarou que encaminhou ofícios aos secretários comunicando a suspensão dos atendimentos a partir do dia 15 de dezembro e que, "diante da omissão do poder público em provocar o diálogo e sem à regularização dos honorários, as cirurgias eletivas contratadas pelo SUS no Rio Grande do Norte deixarão de ser realizadas nesta quinta-feira nos hospitais e clínicas". Por mês, a Coopanest realiza 5.200 procedimentos mensais para o Sistema Único de Saúde. De acordo com a divisão de responsabilidades, o Governo Federal é responsável por 23% do repasse, o Governo Estadual 46% e o Municipal 31%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário